IMPERATRIZ - O Centro Cultural Tatajuba abriu nesta sexta-feira (22), em Imperatriz, a exposição Jaguar Parade - Conexão Amazônia, que faz uma conexão da arte com a biodiversidade e conscientização ambiental. A mostra é uma extensão da Jaguar Parade Belém 2025 e marca a chegada da ação artística ao Maranhão.
O projeto, conhecido internacionalmente por levar esculturas de onças-pintadas personalizadas por artistas às ruas e espaços culturais, reforça seu compromisso com a conservação da Amazônia Legal, reunindo territórios e vozes criativas em prol da fauna e flora brasileiras.
Em Imperatriz, o público poderá conhecer miniaturas pintadas por 17 artistas locais. Além de apreciar as obras, os visitantes da exposição em Imperatriz poderão participar de uma votação popular que irá eleger cinco projetos finalistas, entre os 17. Destes, dois serão escolhidos para colorir esculturas de onças em tamanho real, que serão expostas em Belém durante a COP30 e leiloadas.
A votação acontece de 23 de agosto a 5 de setembro, também no Centro Cultural. Além da exposição dos artistas profissionais que serão votados, também serão expostas miniaturas produzidas por estudantes da rede pública de Imperatriz que vão participar de um workshop de conscientização ambiental e arte.
A Jaguar Parade já passou por cidades como São Paulo, Nova York e Londres, e agora chega ao Maranhão reforçando o potencial transformador da arte pública na valorização da Amazônia.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.