Dia das Mães

Gravidez: o ato de amamentar ajuda a voltar a forma

A recomendação é do endocrinologista Moises Bretas ao Na Mira.

Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
Endocrinologista recomenda cuidados antes mesmo do período gestacional. (Foto: Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Voltar à forma após a gravidez pode ser um trabalho árduo para várias mulheres, principalmente, àquelas que ganham muito peso durante a gestação. Para a ajudar as mamães, o Na Mira conversou com o endocrinologista Moises Bretas, que deu algumas dicas.

Para o especialista, os cuidados devem começar antes mesmo de a mulher pensar no estado gestacional. Ele afirma que é recomendável que a gestante tenha um bom peso. “Quando a mulher engravida, ela já ganha peso da própria gestação, composto pelo bebê, placenta e líquido amniótico. Muitas mulheres ficam mais expostas ao risco de ganhar peso excessivamente. Então, é importante ter um bom peso”, explica.

O especialista aconselha que quando a mulher pensar em ser mãe e não estiver com um bom peso, é importante emagrecer antes mesmo de engravidar. “Caso a mulher não consiga e já esteja grávida, o ideal é que faça um acompanhamento mais detalhado durante a gestação para que ela não continue ganhando peso”, diz. “O excesso de peso expõe a saúde da mamãe e do feto ao risco”, completa Bretas.

Moises Bretas recomenda, ainda, o uso de medicamentos no período de gestação de forma moderada. Ele garante que quando menos medicamentos, melhor. Outra dica pontuada pelo endocrinologista é a questão do cardápio. “O cardápio da gestante tem que ser nutritivo, e nunca restritivo, a ponto de prejudicar o desenvolvimento do feto”, ressalta o médico que lembra, ainda, que uma mulher dentro do peso engorda de nove a dez quilos.

Para voltar a forma após o parto, especialista afirma a alimentção balanceada ajuda muito. (Foto: Divulgação)

Para voltar a forma, após a gestação, Bretas faz algumas recomendações. A principal delas é a amamentação, que segundo ele, diminui peso, principalmente nos culotes, de forma mais rápida. “É fundamental que essa mãe amamente pelo menos os seis primeiros meses. O fato de amamentar já é uma condição que propicia a retomada do peso inicial”, assegura.

Outra dica é iniciar uma atividade física assim que seja permitido, de acordo com o procedimento do parto. Quanto mais cedo começar uma malhação, melhor, de acordo com o especialista. “A atividade física precisa ser prazerosa com o uso de tênis apropriado, meia confortável, um short adequado e um ambiente agradável. E o mais importante, aumentar o ritmo da caminhada gradativamente, pois a mulher tende a ficar o período de gestação sem fazer atividades”.

Além disso, Bretas, recomenda que, aliada às atividades físicas, a mulher precisa equilibrar o cardápio e, no caso, de se iniciar uma medicação, que seja com raras exceções, principalmente no período de amamentação. O que vale mesmo é a mudança de hábito para voltar a forma com mais rapidez.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.