Beleza

Fotodepilação: o método mais moderno de depilação

A técnica é uma opção para eliminação dos pelos indesejáveis por mais tempo.

Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59
(Foto: Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Eliminar os pelos indesejáveis de qualquer parte do corpo por um longo período e sem dor, é o sonho de muitas pessoas. Para atender a esse público, o Brasil conta há quatro anos com um método moderno e avançado: a Fotodepilação por Luz Pulsada Intensa (IPL) que em alguns casos os resultados são percebidos desde a primeira sessão removendo 80% dos pelos.

Em Imperatriz, chegou há dois anos uma franquia que presta serviço da técnica, que pode ser realizada nos mais variados tipos de pele. De acordo com a gerente da franquia, Leia Ferreira Silva, a procura tem sido grande. “As pessoas estão buscando cada vez mais o tratamento à Luz Pulsada, pois além de ser acessível, é indolor”.

[e-s001]

A técnica da Fotodepilação é um tratamento que trabalha com a Luz Intensa Pulsada (IPL). “É uma luz que trabalha a melanina do pelo e destrói a célula germinativa (célula que produz o pelo). É uma depilação diferente dos outros métodos, feita por sessões a cada 30 dias, onde o pelo vai sendo eliminado gradativamente”, explica Leila Ferreira Silva.

Ela ressalta, porém, que o método é duradouro não é definitivo. Os pelos atuam como defesa do organismo, e naturalmente se encarregará de produzir novos pelos. “A medida em que se vai fazendo as sessões, o pelo vai sendo eliminado e isso causa um retardamento do crescimento. Então, o método é esse. Não é um método definitivo porque não existe método definitivo”.

[e-s001]

Tratamento

O tratamento pode ser feito em qualquer área do corpo, inclusive, nas partes genitais tanto masculina como feminina. “A única área que não pode ser feita, ainda, é as sobrancelhas, porque é uma área que fica muito próximo dos olhos. Pode comprometer a retina do olho”, afirma Leia Ferreira.

Sessões

O número de sessões dependerá de diversos fatores, dentre eles: fototipo da pele, área a tratar, características do pelo, sexo, idade e estado hormonal do cliente. As sessões são rápidas e variam de acordo com a extensão da área a ser tratada, um buço, por exemplo, pode ser tratado em menos de dez minutos, com apenas quatro disparos de Fotodepilação com Luz Pulsada, em média.

[e-s001]

Em alguns casos, os resultados são percebidos desde a primeira aplicação, como conversão dos pelos mais grossos para mais finos e até mesmo a perda efetiva. Após cada sessão, o pelo na zona tratada cairá gradativamente durante as três semanas seguintes. Após esse período, seu folículo passa a estar inativado.

Valores

A Fotodepilação é considerado acessível se comparada a depilação a laser. Uma sessão, por exemplo, custa R$ 69 (preço único), por área. As áreas são divididas, conforme cada parte do corpo, explica Leila Pereira. “Cada perna é considerada uma área. Ou seja, são quatro áreas: panturrilhas e coxas. Se a pessoa optar por fazer a perna inteira, são quatros áreas que custa R$ 69 cada”.

[e-s001]

Restrições

O tratamento é indicado para homens e mulheres, sobretudo, de peles claras. “O tratamento não é recomendado para pessoas de pele negra, pois trabalhamos a melanina do pelo. E, pessoas com a pele escura não têm resultados, devido ser uma pele com muita melanina e a luz não consegue tratar o pelo como ocorre com a pele clara. A Fotodepilação vai confundi a melanina da pele com a melanina do pelo”, conta Leia Ferreira que lembra, ainda, caso a pessoa insista, isso pode causar queimaduras.

Demais casos que não são indicados: mulheres grávidas, lactantes, usuários de medicamentos fotossensíveis, menores de 13 anos, pessoas de pele muito sensível, ou histórico de câncer de pele. Não pode estar com a pele bronzeada, e também, não ter feito cirurgias recente.

Cuidados

Evitar exposição ao sol. Usar protetor solar, hidratar a pele com bastante hidratante, beber bastante líquido e não interromper o tratamento por conta própria, são algumas das recomendações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.