BRASIL - O diretor Kleber Mendonça Filho comentou, em entrevista ao The New York Times, sobre uma das cenas de seu filme O Agente Secreto, que mostra as pessoas que vivem com Dona Sebastiana, personagem interpretada por Tânia Maria, em seu prédio.
Mendonça Filho explicou os desafios técnicos de gravar a cena à noite, utilizando duas câmeras, três microfones e uma equipe numerosa. Ele destacou a escolha estética de evitar o uso de câmera na mão, preferindo enquadramentos precisos e estáticos para que os atores e personagens “vivessem dentro do quadro sem nenhuma energia extra vinda da própria câmera”.
“Eu nunca quis realmente fazer essa sequência com câmera na mão. Sempre achei que deveria ser exatamente como está, muito preciso, com enquadramentos bem compostos. Eu queria mesmo que os atores e os personagens vivessem dentro do quadro sem nenhuma energia extra vinda da própria câmera”, afirmou Mendonça Filho.
História e contexto do filme
Ambientado em Recife, em 1977, O Agente Secreto acompanha Marcelo, personagem de Wagner Moura, um especialista em tecnologia que retorna à capital pernambucana em busca de paz, apenas para descobrir que a cidade esconde perigos e segredos inquietantes.
O longa aborda a sociedade e a política brasileira dos anos 70, tratando de temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta de controle totalitário.
O elenco ainda inclui Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes e Udo Kier, conhecido por sua participação em Bacurau.
Reconhecimento internacional
O filme teve destaque no Festival de Cannes deste ano, conquistando dois prêmios históricos: Mendonça Filho recebeu o troféu de Melhor Direção, enquanto Wagner Moura foi eleito Melhor Ator.
O Agente Secreto concorre ao Oscar 2026 em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Direção de Elenco.
A entrevista reforça como a atenção aos detalhes de direção e composição de cena faz parte da assinatura de Kleber Mendonça Filho, valorizando a narrativa e a performance dos atores sem depender de artifícios técnicos desnecessários.
Saiba Mais
- O Agente Secreto vence Spirit Award como melhor filme internacional
- Tânia Maria é premiada como melhor atriz coadjuvante por papel em “O Agente Secreto”
- O Agente Secreto alcança 2 milhões de espectadores no Brasil e segue em cartaz após indicações ao Oscar
- “O Agente Secreto” é indicado ao Cèsar e ganha destaque no circuito internacional
- O Agente Secreto está em mais salas de cinema depois de prêmios
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.