Polêmica

Spotify analisa possível fraude de recorde de Anitta

A suspeita é que fãs da cantora teriam manipulado o algoritmo da plataforma para dar primeiro lugar mundial a 'Envolver'.

Na Mira

Desde o #1, o hit vem se mantendo entre as dez músicas mais ouvidas do mundo. (Anitta)

BRASIL - No dia 25 de março deste ano, Anitta se tornou a primeira brasileira na história a alcançar o topo das músicas mais tocadas do mundo na plataforma de streaming do Spotify. Só no dia que alcançou o primeiro lugar, ‘Envolver’ chegou a receber cerca de 6,4 milhões de plays.

De acordo com o site internacional Rest of The World, uma organização sem fins lucrativos de abordagem cultural e tecnológica que conta com o trabalho de vários jornalistas ao redor do mundo, o recorde conquistado por Anitta pode ter sido fruto de manipulação realizada pelos fãs da cantora. 

A suspeita é que os usuários da plataforma tenham utilizado recursos para burlar o sistema de contagem de reproduções, utilizando redes VPN (para reproduzir a músicas várias vezes com IPS diferentes) e também o uso de bots (robôs) para aumentar exponencialmente o número de plays.  

O mais preocupante é que a própria Anitta, que só no Instagram tem aproximadamente 64 milhões de seguidores, utilizou suas redes sociais para divulgar e estimular este tipo de engajamento em ‘Envolver’. 

Ao ser questionado pelo jornalista Ricardo Feltrin, do site Splash Uol, o serviço de straming do Spotify afirmou que o caso já está sendo analisado: "Quando identificamos ou somos alertados sobre casos potenciais ou confirmados de manipulação de stream, tomamos medidas que podem incluir a retenção de royalties, a correção de números de streaming e medidas para garantir que a popularidade do artista ou da música seja refletida com precisão em nossos gráficos. O Spotify reserva-se o direito de remover conteúdo manipulado da plataforma.", disse o comunicado.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.