Mês da diversidade

Mostra Nacional de Cinema de Gênero ocorre em novembro

Este ano. a programação será realizada de forma virtual, pelo YouTube.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
A curadoria da Mostra selecionou documentários, videoarte e filmes de ficção. (Foto: divulgação)

MARANHÃO - Como parte da programação do Mês Negro e da Diversidade no Centro Cultural Vale Maranhão ocorrerá de 4 a 7 de novembro, a segunda edição da 'Quelly – Mostra Nacional de Cinema de Gênero'. A Mostra, realizada em parceria com a Kasarão Filmes, este ano será apresentada on-line, no YouTube.

A curadoria da Mostra selecionou documentários, videoarte e filmes de ficção que tratam da interseccionalidade entre as questões de gênero, raça e classe. Ao final de cada exibição, haverá bate papo com os artistas e realizadores.

Programação

4 de novembro - 19h às 21h30

Exibição do Programa 1

  • Swinguerra, de Benjamin de Burca e Bárbara Wagner – Docuficção, Pernambuco/2019/23 min. Classificação indicativa: 16 anos. Sinopse: Na quadra de esportes de uma escola pública, um grupo de dançarinos ensaia rotinas altamente disciplinadas sob o olhar atento de um coreógrafo. As tensões assombram os desejos pessoais enquanto são observados pelas companhias rivais.
  • Homens Invisíveis, de Luís Carlos de Alencar – Documentário, Rio de Janeiro/2019/ 25 min. Classificação indicativa: 16 anos. Sinopse: A situação da população masculina trans na prisão devido aos problemas de saúde causados pelo binário de gênero subjacente ao sistema penal.

Logo após as exibições acontecerá o diálogo: O Documentário – perspectivas da construção experimental, com realizadores dos filmes. Mediadores: Gabriel Gutierrez

5 de novembro - 19h às 21h15

Exibição do Programa 2

  • Looping, de Maick Hannder – Ficção, Minas Gerais/2019/12 min. Classificação indicativa: 18 anos. Sinopse: Vi um garoto atravessando a rua hoje.
  • Inabitáveis, de Anderson Bardot – Ficção, Rio de Janeiro/2020/25 min. Classificação indicativa: 14 anos. Sinopse: Uma companhia contemporânea de dança está prestes a estrear Inabitáveis, o seu mais novo espetáculo que aborda como tema a homo afetividade negra. Paralelamente aos ensaios, o Coreógrafo constrói uma amizade com Pedro, um jovem menino negro que não se identifica como menino.
  • A Felicidade Delas, de Carol Rodrigues – Ficção, São Paulo/2019/ 15 min. Classificação indicativa: 14 anos. Sinopse: Duas meninas fogem juntas da polícia depois de uma manifestação. Apesar da violência, buscam uma forma de viver o seu desejo.

Logo após as exibições acontecerá o diálogo: Negritude e Gênero no Cinema Brasileiro Contemporâneo, com realizadores dos filmes. Mediadores: Ubiratã Trindade + Camila Soares

6 de novembro - 19h às 20h30

Exibição do Programa 3 -Homenagem a Julia Katharine

  • Tea for Two, de Julia Katharine – Ficção, São Paulo/2018/ 25 min. Classificação indicativa: 14 anos. Sinopse: Silvia é uma cineasta de meia idade no meio de uma crise. Na mesma noite em que é surpreendida pela visita da ex-esposa, conhece outra mulher que a fascina.
  • Logo após a exibição haverá o diálogo: Vozes Femininas no Cinema LGBTQ+, com Julia Katharine. Mediadores: Amanda Drummond + Walber Sousa + George Pedrosa.
7 de novembro - 19h às 21h00

Exibição do Programa 4

  • Papinha de Goiaba, de Tiago Fonseca – Experimental, Rio de Janeiro/2020/15 min. Sinopse: Um conto de fadas sobre a homofobia na infância.
  • Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno H. Castro, Guto BR e – Animação, São Paulo/ 2019/ 7 min. Classificação indicativa: 14 anos.Sinopse: Inspirado em uma história real, com voz em off de Caio Deroci, é a confissão íntima de uma pessoa que vive com HIV. O filme de animação busca desmistificar questões que sobrevivem até hoje no imaginário social em relação à doença.​
  • Batom Vermelho Sangue, de R.B. Lima – Ficção, Paraíba/2020/ 20 min. Classificação indicativa: 16 anos. Sinopse: A rotina de quatro mulheres lutando pela sobrevivência e aceitação em uma sociedade cada vez mais hostil e preconceituosa.
Logo após as exibições haverá o diálogo: Construção de Novas Narrativas no Cinema de Gênero, com realizadores dos filmes. Mediadores: Josh Baconi e Gabriel Marques.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.