Beleza e Saúde

Alimentos termogênicos podem ajudar no emagrecimento

Aumento das taxas metabólicas proporciona mais energia e queima de gorduras.

Divulgação/ Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
Um dos alimentos termogênicos mais conhecidos é a pimenta. Foto: Reprodução ( )

SÃO PAULO - Na hora de perder peso, uma dieta balanceada e uma rotina de atividades físicas são os pilares de um processo eficiente. No entanto, alguns elementos podem ser importantes aliados da dieta e do funcionamento do organismo, ajudando o corpo a processar melhor os nutrientes obtidos com a alimentação e dando mais energia e vitalidade para os treinos. Os alimentos termogênicos estão entre os mais eficientes nesse sentido, sendo muito indicados por nutricionistas e profissionais da área.

A ação termogênica consiste em aumentar a temperatura corporal, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado; consequentemente, o gasto calórico do organismo e a queima de gordura aumentam. Por isso, a inserção de alimentos desse tipo na alimentação promove maior absorção de nutrientes ao mesmo tempo que favorece o emagrecimento.

Um dos alimentos termogênicos mais conhecidos é a pimenta. Quando adicionada a uma refeição, ela aumenta o gasto calórico durante a digestão e reduz a quantidade de calorias absorvidas. O gengibre também possui ação termogênica, proporcionando excelentes resultados quando é utilizado em chás ou sucos. Além deles, canela, cravo e chá verde estão entre os alimentos mais potentes nesse quesito.

E não é só em alimentos específicos que a ação termogênica pode ser encontrada. Devido aos seus efeitos poderosos, muitos suplementos utilizam grandes concentrações de componentes com essa ação, proporcionando bons resultados. Para Eduardo Leite, diretor de um e-commerce do setor esportivo, diversos produtos podem ajudar as pessoas a acelerar o metabolismo de maneira simples. “Muitos suplementos de efeito termogênico estão disponíveis no mercado, ajudando as pessoas que querem emagrecer ou ter mais energia. Eles são uma boa opção para quem não ingere alimentos desse tipo ou quer reforçar o seu efeito”, afirma.

Suplementação

Uma outra vantagem dos suplementos termogênicos é a combinação de diferentes ativos, principalmente aqueles que não são obtidos facilmente com a alimentação. O Kimera Thermo, por exemplo, possui cafeína, citrus aurantium, chá verde e gengibre em sua composição, sendo perfeito para quem quer mais disposição e um aumento significativo nas taxas metabólicas. O L-Drol é outra opção, que combina a cafeína com o óleo de sesame para proporcionar a aceleração do metabolismo e a queima de gorduras.

O uso de óleos termogênicos também é a base do suplemento Linoleic, que usa o óleo de cártamo como principal componente. A substância traz outros benefícios para o organismo, já que é fonte de ácidos graxos e ômega 3.

As pessoas que procuram também procuram o ganho de massa muscular podem optar por suplementos semelhantes, como Nutrex 6, com quitosana, e o Somatodrol, cuja composição tem complexos de vitaminas e minerais, como magnésio, boro, zinco, e vitaminas B3, D3, B6 e B12.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.