Corpo

Confira as massagens que aliviam o inchaço nas pernas

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
Corpo (google)

É só as temperaturas aumentarem e o calor chegar que você começa sentir um inchaço e dor nas pernas no final do dia. Isso ocorre porque as veias dilatam causando formigamentos e edema nas pernas e nos pés. Calor, peso, sedentarismo, predisposição genética, pílula de anticoncepcional, reposição hormonal, uso de salto alto também podem contribuir para esses sintomas. Além disso, no verão as pessoas tomam muita água o que pode acumular líquido no organismo.

SALTO ALTO x RASTEIRINHAS

"No verão, as mulheres desfilam com rasteirinhas por ser mais confortável. E durante a noite elas não dispensam o salto alto. O problema é que usar esse tipo de sapato de forma exagerada afeta o músculo da panturrilha. Se esse músculo não é contraído, a circulação venosa permanece danificada”, explica Regina Santos, massoterapeuta.

O ideal é apostar em saltos médios de três a quatro centímetro. E, se for usar o salto alto evite ficar longos períodos com o sapato.

COMO ALIVIAR OS SINTOMAS?

Algumas medidas preventivas podem tratar o inchaço nas pernas e nos pés. Confira as massagens que podem ser feitas no verão:

Drenagem linfática:

A massagem elimina o inchaço do corpo e melhora a circulação As manobras realizadas durante a sessão levam as toxinas e os líquidos retidos pelo o organismo para os vasos linfáticos e para corrente sanguínea promovendo a eliminação pela urina.

Quiropraxia
Quando o inchaço nas pernas é causado por outros motivos associados à coluna lombar e a presença de formigamentos e dormência, uma das técnicas indicadas para tratar é a quiropraxia.

O procedimento é feito com terapias manuais e manipulação articular ou ajustamento quiroprático. O tratamento visa prevenir e evitar problemas na circulação.

Acupuntura
A acupuntura é uma prática da medicina chinesa e existe há mais de 4 mil anos no Ocidente. O seu objetivo é melhorar a circulação para amenizar o inchaço nas pernas. As agulhas são colocadas em locais específicos. O resultado pode ser notado a partir da quinta ou sexta sessão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.