Antes restritos a diabéticos ou pessoas que desejavam controlar a ingestão de calorias, os adoçantes estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores e ocupam lugares privilegiados nas prateleiras dos supermercados e farmácias. Mas apesar de ser usado em larga escala pela população, ainda existem muitos mitos em torno das substâncias edulcorantes presentes no mercado. A sucralose, por exemplo, apesar de ser um dos adoçantes preferidos dos brasileiros, ainda possui alguns questionamentos ao seu redor. Tem alguma contraindicação? É mesmo o melhor adoçante? É igual ao açúcar? Pode ser usada na culinária? Sendo assim, desvende a seguir tudo sobre as principais substâncias edulcorantes disponíveis para acabar com os mitos ao redor delas.
A sucralose foi amplamente estudada durante mais de vinte anos para que a segurança de seu consumo fosse cientificamente comprovada. O adoçante é derivado da cana de açúcar e obtido pela modificação de sua estrutura molecular. Com um poder de dulçor 600 vezes maior que o do açúcar e IDA (Ingestão Diária Aceitável) de 15 mg/kg de peso corpóreo, a sucralose apresenta o sabor mais próximo ao do açúcar e o menor residual, sendo o adoçante preferido dos brasileiros. Não existem pontos negativos quando o assunto é sucralose: ela é um dos edulcorantes mais versáteis, podendo ser utilizada também para fins culinários.
O fato de a sucralose ser derivada da cana de açúcar dá a falsa sensação de que é o único edulcorante seguro para o consumo humano em longo prazo. Todas as substâncias disponíveis para o consumo foram exaustivamente estudadas por órgãos regulatórios nacionais e internacionais para que então fossem liberadas para comercialização. Ou seja, uma vez liberados, não oferecem riscos em nenhuma escala à saúde da população. Por isso, é sempre importante ressaltar que não existe substância melhor ou pior, ou que faça ou não mal à saúde: o importante é escolher a formulação adoçante que melhor se adéqua ao paladar.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.