Não bastasse a dor, os pelos encravados e a frequência com que deve ser feita, a depilação ainda pode trazer outro incômodo: as manchas. Quando feita de maneira errada, ela machuca a pele, que, para se defender, capricha na produção de pigmentos que escurecem a região. O resultado são manchas de um tom marrom claro, que cobrem a área afetada e tiram qualquer uma do sério.
Mas, se você sofre com o problema, não precisa se desesperar. Existem alguns tratamentos bem eficazes para clarear a pele afetada, e eles podem ser feitos em casa ou em clínicas de estética. Procure um dermatologista para descobrir qual é a melhor opção para o seu caso. Eles podem indicar pomadas com clareadores, como arbutin e hidroquina, ou sessões de peeling feitas por especialistas. Não abra mão também do protetor solar. A exposição desprotegida pode piorar o problema e ainda causar mais manchas, as melanoses solares. As peles escuras são as que mais sofrem, pois produzem mais melanina, o pigmento responsável pelo escurecimento.
Uma das principais causadoras das manchas é a cera quente. Quando aplicada na pele com uma temperatura muito elevada, ela pode causar queimaduras graves. A foliculite, uma reação inflamatória do corpo, também pode piorar a situação. O ideal é esfoliar suavemente a pele antes de depilar e limpar a região com sabonetes antissépticos. Lembre-se também de hidratar a pele antes da depilação, pois a pele seca fica mais sujeita às queimaduras. Procure ficar dois dias sem expor a área ao sol, para evitar irritações.
Métodos menos agressivos, como cremes depilatórios, também são bem-vindos. No caso da lâmina, cuidado com o procedimento. Nunca raspe os pelos sem passar um creme específico antes. O contato da pele seca com a lâmina também pode causar manchas.
Outra boa saída para evitar o escurecimento é a depilação a laser, que elimina os pelos permanentemente. Mas é preciso procurar um profissional de confiança e seguir suas orientações à risca, para evitar queimaduras e outros problemas. Geralmente, em quatro sessões os resultados ficam bem visíveis.
Ao se depilar, procure tomar todos os cuidados exigidos pelo método escolhido. Não deixe de experimentar diferentes técnicas, para ver qual agride menos a sua pele. Ao perceber as manchas, suspenda as depilações e procure a orientação de um especialista.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.