Borges da Fonseca

Coleção desvenda genealogia do povo brasileiro

As origens das famílias brasileiras, do período colonial aos dias de hoje.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

As origens das famílias brasileiras, do período colonial aos dias de hoje, começam a ser reveladas. Foi lançado no Centro de Cultura Judaica, em São Paulo (SP), mais um volume da Coleção Borges da Fonseca. Intitulado “Os Liras: o nome e o sangue – uma charada familiar no Pernambuco Colonial”, o livro une-se à obra “Albuquerque: A herança de Jerônimo, o Torto”, ambos de autoria do médico e pesquisador Candido Pinheiro Koren de Lima, fundador do Sistema Hapvida Saúde.

Sobre a obra

Juntas, as obras trazem à tona um minucioso e completo estudo genealógico, realizado nos últimos 20 anos pelo autor, e traçam os entroncamentos das famílias brasileiras, sobretudo do Nordeste, que perpetuam raízes mundo afora através de seus descendentes.

Afinal, a formação do nosso povo é marcada por influências de diversas culturas, costumes e religiões que foram responsáveis por definir quem somos. Aspectos e ligações que podem até mesmo nos surpreender, como o fato de termos uma origem que nos enlaça com o povo judeu.

Com a obras, o pesquisador Candido Pinheiro constatou que 97% da população nordestina, do período colonial e da atualidade, portam em si o sangue judeu, do negro muçulmano da África do Norte e muçulmano semita. E 80% possuem o sangue indígena e apenas 2% do sangue negro subsaariano escravo. São brasileiros que constituem famílias e disseminam suas origens diversas pelo Brasil e pelo mundo.

Obras da Coleção Borges da Fonseca

A pesquisa para produção dos livros foi possível graças à captação de recursos via Lei Rouanet (Ministério da Cultura), com o patrocínio do Sistema Hapvida. As obras trazem mapas geográficos, poesias, documentos da época e fotos do acervo da Fundação Gilberto Freyre, da Fundação Joaquim Nabuco e de importantes instituições, como a Biblioteca Nacional de Portugal, além de esquemas genealógicos, listas de siglas e símbolos traçados e comprovados minuciosamente, de maneira didática, inclusive para os não-iniciados no assunto.

No primeiro livro “Albuquerque: A herança de Jerônimo, o Torto”, o autor resgata como os Albuquerques chegaram a Pernambuco com o donatário Duarte Coelho. Segundo o estudo, a família em Pernambuco se originou de Brites e Jerônimo de Albuquerque. As pesquisas apontam que Jerônimo é o pai de todos os Albuquerques.

Tal riqueza de detalhes foi responsável por colocar o livro “Os Albuquerque” como um dos cinco finalistas na categoria Livro e segmento livro de texto do Prêmio Pini, um dos mais importantes prêmios nacionais de qualidade gráfica. A obra já está entre uma das mais bem elaboradas e produzidas no Brasil em 2013.

O segundo e inédito volume da Coleção, “Os Liras: o nome e o sangue – uma charada familiar no Pernambuco Colonial”, trata da origem da família da Ilha da Madeira, de Portugal.

Grátis

Metade da tiragem de cada um dos dez volumes (ao todo, serão 500 exemplares em cada título) que comporão a “Coleção Borges da Fonseca” serão distribuídos gratuitamente para instituições de ensino, institutos históricos, universidades e de pesquisa e promoção dos estudos genealógicos, tanto no Brasil como em Portugal e na Espanha.

Foto: Autor da coleção Borges da Fonseca, o médico Dr. Candido Pinheiro Koren de Lima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.