Com o passar do tempo, poros dilatados, pele seca, rugas e manchas revelam o envelhecimento cutâneo. Esses sinais são a prova de que a pele do rosto está perdendo a sua vitalidade e a sofrer com a desidratação. Segundo a médica pós-graduada em dermatologia Sílvia Takakuwa (CRM - 87464) as mulheres não devem esperar chegar aos 40 anos para começar a cuidar da pele. “Mesmo quem está na faixa etária dos 20 anos pode apresentar sinais de envelhecimento precoce principalmente devido à exposição solar”, explica.
O envelhecimento não deixa de ser um processo progressivo e constante, pois ocorre em diferentes órgãos, sofrendo influência de doenças como o Diabetes Mellitus e de hábitos inadequados. “O estresse permite que os radicais livres se proliferem ainda mais e com isso a pele vai ficando mais envelhecida. Outro fator que também contribui para o cansaço da pele é a alimentação inadequada, pois o consumo de alimentos ricos e açúcar e gordura compromete a vitalidade da pele”, destaca a médica.
Principais sinais que denunciam o envelhecimento cutâneo:
•Alterações de pigmentação, áreas com manchas escuras e claras.
•Perda de elasticidade.
•Falta de firmeza.
•Rugas e linhas de expressão.
•Pele mais fina.
•Olheiras.
•Bochecha, linha da mandíbula e bigode chinês.
Proteja a sua pele dos sinais do tempo
Para retardar os sinais do envelhecimento facial é fundamental manter a limpeza diária da pele, fazer uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos, evitar o estresse e também não se esquecer de fazer uso do filtro solar, sendo este reaplicado pelo menos duas vezes ao dia mesmo no inverno. Além disso, alguns tratamentos podem dar uma mãozinha e minimizar os sinais que tanto incomodam as mulheres. São eles os responsáveis pelo sonhado “efeito lifting”, dando firmeza à pele e melhorando aspectos do envelhecimento cutâneo. “A prevenção é a melhor forma de retardar o envelhecimento facial. Deve-se apostar em hábitos como a limpeza da pele, a hidratação e a aplicação de protetor solar, para criar uma barreira e proteger a pele das agressões às quais é exposta diariamente”, destaca Takakuwa.
Se você também sonha com um rosto livre de marcas, flacidez e linhas de expressão confira abaixo alguns tratamentos eficazes quando o assunto é deixar a pele mais jovem e combater as rugas e marcas de expressão.
Limpeza de pele
Nossa pele contém diversas impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que a derme não conseguiu expelir, tais como espinhas, cravos e miliuns (bolinhas de sebo sob a pele). Para ficar livre deles, só com uma boa limpeza de pele que também recupera o brilho e a viscosidade. No caso das gestantes, segundo a médica, o tratamento está liberado, principalmente para aquelas que notam um aumento da oleosidade da pele e surgimento de acne. Uma única sessão é suficiente para a limpeza facial e pode ser repetida mensalmente.
Peeling de Diamante
O Peeling de Diamante é um tratamento estético bem rápido e eficiente para uniformizar a textura da pele do rosto e fechar os poros. Este procedimento estético demora apenas 20 minutos para ser aplicado e não causa descamação. A técnica, que surgiu nos anos 90, estimula a renovação celular e a produção de colágeno e elastina por meio de uma esfoliação mecânica. O melhor é que a descamação da pele é muito suave e o procedimento quase indolor.
Laser Gênesis
Trás vários benefícios ao paciente, como redução de rugas finas, de poros abertos, cicatriz de acne e melhora da textura da pele. É um laser que estimula a produção de colágeno, podendo ser usado em todos os tipos de pele, não deixa nenhuma marca na pele e o paciente pode retornar às suas atividades diárias de imediato, sendo possível faze-lo no horário do almoço e também durante o verão.
Cuide da sua pele
Uma pele bem cuidada e hidratada pode ajudar você a viver livre de marcas, manchas, rugas e flacidez. Além dos tratamentos, conheça algumas dicas de cuidados diários que deixarão sua pele jovem por mais tempo:
- Use sempre filtro solar;
- Cuide da sua pele, deixando-a equilibrada. Por isso, faça limpezas de pele com frequência;
- Mantenha uma alimentação balanceada e procure se alimentar bem;
- Não use produtos muito fortes ou agressivos na pele;
- Beba bastante água
- Use hidratantes com frequência. Na hora de aplicar os cremes na sua pele, faça sempre movimentos suaves para evitar lesões.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.