RIO DE JANEIRO – 14h. Sexta 13. Mês de setembro. Rio de Janeiro. Cidade do Rock. Foi assim que começou a 13ª edição de um dos maiores festivais de música do mundo: o Rock In Rio. Mostrando um universo de atrações que iam da tirolesa à roda-gigante, passando pelas tendas eletrônicas, uma homenagem ao universo britânico e, é claro, com várias atrações musicais, o festival conseguiu impor um grande brilho na Cidade do Rock em seu primeiro fim de semana. E, a partir desta quinta-feira (19), tem mais: mais de 50 atrações subirão ao palco para mais um fim de semana na capital carioca.
Primeiro fim de semana
Em seu primeiro fim de semana, o "Rock In Rio" teve de combater um grande dilema: iniciar um festival que, na mente de muitos, ainda deveria ser essencialmente rock, com uma programação pop. Apesar da estranheza (e da acidez nas redes sociais), muitos vibraram no primeiro fim de semana com brilho baiano de Ivete Sangalo, a aura ninfa de Florence And The Machine, a aspereza eletrônica de David Guetta, a versatilidade emo e performática do 30 Seconds To Mars, o rock progressivo do Muse e o baile pop de Justin Timberlake.
Todas estas atrações, considerando, ainda, os shows à parte de Ney Matogrosso e Jessie J, foram alguns dos brilhos do Palco Mundo. Mas, como vinha acontecendo nas demais edições, o Palco Sunset, também, trouxe grandes surpresas. Entre elas, a pancada soul do Vintage Trouble, a efervescência sambista de Maria Rita, as batidas punks de Marky Ramone e o som tribal e tupiniquim de Kimbra com Olodum.
O que esperar do segundo fim de semana?
Logo no primeiro dia de evento do segundo fim de semana, o show mais esperado é o da banda Metallica, que tocou no último "Rock In Rio" no Brasil, em 2011. Isso sem menosprezar, é claro, os demais grupos. Alice In Chains e Ghost B.C antecedem o grupo de James Hetfield, assim como a parceria do Sepultura com o Tambours Du Bronx, que foi atração do Palco Sunset na última edição brasileira. No Sunset, terão atrações como: Rob Zombie; Sebastian Bach; e Almah.
O quinto dia da 13ª edição do festival será mais romântico. E meloso. Famosos pelo rock mais “mela-cueca”, sobem ao Palco Mundo, nesse dia, as bandas Matchbox Twenty, Nickelback, Bon Jovi e, ainda, o brasileiro Frejat. No palco secundário, Mallu Magalhães, Ben Harper e Grace Potter devem garantir a agitação por lá.
No penúltimo dia, o tom pode até parecer ser mais light com as apresentações de John Mayer, Phillip Phillips e Bruce Springsteen no Palco Mundo. Mas no que depender do agito pop do Skank (já mostrado com a apresentação de Sameul Rosa, no domingo (15), com o Nando Reis), além das apresentações de Gogol Bordello, Lenine e Pepeu Gomes, a noite será, também, bem animada.
No último dia, o festival encerra-se com ritmos pesados: hard rock, heavy metal e riffs enérgicos darão as caras por lá. No que depender de atrações como Iron Maiden, Avenged Sevenfold, Kiara Rocks e Slayer, a festa será ditada desta forma. Em outras “bandas” da Cidade do Rock, as bandas serão: Helloween, Destruction, Krisiun e, ainda, uma nova apresentação do Sepultura, desta vez com o músico Zé Ramalho.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.