RIO DE JANEIRO – Tom político, crítico, nostálgico, contemplativo. Até o momento, a apresentação da banda Capital Inicial foi a primeira banda nacional a mostrar diversas nuances em sua mais de uma hora de show, indo de uma homenagem em um verso à uma citação política em outro. Dinho Ouro Preto,como grande roqueiro, pulou, correu, vibrou e convidou toda a plateia ao show, nesta que foi a primeira apresentação do Palco Mundo desse sábado (14).
A apresentação do Capital Inicial começou como qualquer outra do quarteto vista em qualquer canto do Brasil: com os hits de “praxe”, com “Fátima” e “Depois da Meia-Noite”, abrindo tudo. Se “Natasha” e “Mulher de Fases”, esta da banda Raimundos, presente do último disco ao vivo do Capital Inicial, prometiam mais do mesmo e a mesma recepção calorosa e franca dos fãs, e com as canções mais novas trazendo um retorno frio e morno do público, como “O Lado Escuro da Lua”, foi a “carta na manga” do grupo de Dinho que chamou mais à atenção.
Homenagem e crítica
A versão acústica de “Só Os Loucos Sabem” acentuavam, ainda mais, a presença de homenagens nesta edição do Rock In Rio (que já havia contado com tributos ao Cazuza e Raul Seixas, sem esquecer das versões executadas pela Orquestra Sinfônica Brasileira). “Pedindo ajuda” ao público, Dinho cantou os versos da faixa, mostrando que, em meio aos artistas, a presença do grupo também era essencial (Chorão e Champignon, dois integrantes do grupo, morreram este ano).
Apesar da melancolia criada pela homenagem, houve vez ao teor político, típico de grupos brasilienses. “Saquear Brasília”, dedicada aos políticos, foi uma bala certeira:empolgou a plateia, serviu de “ataque” de Dinho ao deputado Natan Donadon e, ainda, reforçou o tom politizado desta parte da apresentação com Dinho colocando um nariz de palhaço e desabafando que, se alguém queria dedicar a música a algum político, era só fechar os olhos. Muitos fecharam.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.