Açailândia recebe o II Seminário Movimenta Cultura com programação gratuita
Evento gratuito acontece no dia 8 de novembro, no Teatro Municipal Seis de Junho, e propõe debates sobre criatividade, identidade e território cultural.
AÇAILÂNDIA - Os últimos dias para garantir vaga no II Seminário Movimenta Cultura: Territórios Criativos já começaram. O evento gratuito acontece no dia 8 de novembro, no Teatro Municipal Seis de Junho, em Açailândia (MA), e as inscrições seguem abertas até às 18h do dia 5 de novembro, pelo site movimentacultura.com.br.
Realizado pelo Ateliê 22, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e parceria do Instituto Tatajuba, o seminário tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Cultura, identidade e redes criativas
Com uma programação que une reflexão, arte e experiências práticas, o Seminário propõe discutir o que significa viver e construir territórios criativos, fortalecendo identidades culturais e vínculos comunitários.
Entre os convidados estão o curador do Museu do Amanhã (RJ), Fábio Scarano, e a atriz e pesquisadora Dane de Jade, além de produtores e gestores culturais da região.
Após edições em São Luís (MA) e Canaã dos Carajás (PA), o projeto chega à região Tocantina com o objetivo de estimular novas conexões e diálogos sobre o papel da cultura como força de desenvolvimento humano e social.
Programação do Seminário Movimenta Cultura
As atividades começam às 9h, com a mesa de abertura, e seguem até as 19h, reunindo painéis, palestras e apresentações artísticas.
Às 11h15, o público confere a palestra “Território, Cultura e os Amanhãs”, com Fábio Scarano, curador do Museu do Amanhã e duas vezes vencedor do Prêmio Jabuti. Ele abordará como os territórios podem inspirar novas formas de sustentabilidade e inovação.
Durante a tarde, às 14h, a mesa “Culturas Locais: Raízes Criativas e Identidade Territorial” trará Dane de Jade, Sandra Miranda Rodrigues e Solanda Steckelberg, que discutirão o poder das expressões culturais na construção de identidades e na valorização das tradições.
Mais tarde, às 16h, a mesa “Festas e Comunidades Criativas” colocará em pauta o papel das celebrações na vida social e econômica, com participações de André Lobão e Nadir Cruz, do Quilombo Urbano Liberdade.
Arte, memória e futuro
Um dos momentos mais aguardados do dia será a culminância do curso “Território e Cultura”, ministrado pela cientista social Chica Prates, que apresentará um Mapa Afetivo e um Varal de Bandeiras da Cultura, criados coletivamente pelos participantes.
O encerramento ficará por conta de intervenções artísticas do Ballet Folclórico, do Grupo de Teatro Pequena Flor e de Xìco Crùz, todos de Açailândia, uma celebração que une arte, território e futuro.
Movimenta Cultura: uma rede em expansão
Criado em 2023, o Movimenta Cultura já passou por cinco estados, Amazonas, Pará, Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo, promovendo oficinas, seminários e ações formativas voltadas à gestão cultural.
Em 2025, o projeto amplia sua atuação com o Ciclo de Formação 100% Digital e Gratuito, disponível no site do programa, e com o lançamento do ROBOIZINHO, um assistente virtual especializado em Lei Rouanet.
Itinerante e gratuito, o Movimenta Cultura é uma realização do Ateliê 22, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, parceria do Instituto Tatajuba e apoio do Ministério da Cultura e Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.