Simples e prático

Descubra como fazer carne louca para o lanche

A carne louca é perfeita para rechear pães e servir em reuniões, festas ou até naquele lanche reforçado do fim do dia.

Na Mira

Um clássico para você saborear! (Foto: reprodução / Cozinha da Helô)
120 min
20

Ingredientes

  • Coxão duro ou acém ou coxão mole cubos de uns 3 cm bem limpos
  • vinho branco
  • cebola
  • alho
  • pimentões coloridos (verde, amarelo, vermelho)
  • tomate maduro (ou molho pronto ou polpa de tomate)
  • louro
  • ervas frescas (salsinha e cebolinha, ou coentro, e orégano fresco ou tomilho
  • azeite de oliva (ou óleo vegetal se preferir)
  • sal e pimenta-do-reino
  • opcionais: pimenta fresca e azeitonas verdes em lascas

Modo de Preparo

  1. Aqueça bem a panela de pressão e regue o fundo com um fio de azeite. Mantendo o fogo alto, junte metade da carne, polvilhe com sal e pimenta e deixe dourar bem de um lado, depois dos outros e transfira os pedaços dourados pra um prato. Junte mais um fio de azeite e faça o mesmo com a carne restante.
  2. Junte o vinho, mexa pra soltar os grudadinhos que estiverem colados no fundo, deixe ferver por 1 minuto e despeje sobre a carne.
  3. Coloque mais um fio de azeite na panela e junte a cebola, o alho, os pimentões e umas pitadas de sal. Misture bem e deixe murchar por uns 5 minutos e dar só uma leve dourada.
  4. Acrescente o tomate, mais umas pitadas de sal, misture bem e volte com a carne e todo o caldinho pra panela.
  5. Faça um amarrado de ervas com o louro, os talos grossos da salsinha, uns 2 ramos de cebolinha e os ramos de orégano e coloque na panela.
  6. Cubra com água ultrapassando a carne nuns 5 cm, acrescente umas 2 colheres (chá) de sal, ou o bastante pra deixar a água salgadinha, um pouco de pimenta-do-reino e tampe a panela de pressão.
  7. Espere começar a chiar, diminua o fogo e cozinhe por 1 hora. Desligue o fogo, espere parar de chiar, abra a panela com cuidado e teste o cozimento. Se a carne ainda não estiver se desmanchando, tampe de novo a panela e volte pro fogo por mais uns 15 minutos e siga testando (e completando com pouquinhos de água se estiver secando e a carne ainda continuar dura). No total, dependendo da corte escolhido e da carne, o processo pode levar até 2 horas.
  8. Retire a panela do fogo, descarte o amarrado de ervas, deixe amornar por uns 5 minutos e desfie a carne descartando os pedaços de gordura e peles grossas que não tiverem se desmancharam. Pra desfiar: transfira os pedaços de carne pra uma tigela e, com um garfo, desmanche em pedacinhos e depois volte com tudo pra panela ou, na própria panela, esmague os pedaços com uma espátula firme.
  9. Volte pro fogo e, mantendo a chama bem alta, cozinhe por uma uns 10 minutos, até o excesso de líquido secar e o molho encorpar, mas com a carne ainda bem úmida.
  10. Acerte o sal e a pimenta-do-reino, junte o restantes das ervas já picadas e, se quiser, acrescente pimenta fresca e azeitona.
  11. Deixe amornar por uns 30 minutos, transfira pra uma travessa, cubra com filme e leve à geladeira por pelo menos 6 horas, ou até por 3 dias (ou congele por até 1 mês).
  12. Monte sanduíches com um pão gostoso e sirva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.