COLUNA
Bom que Só
Dicas de culinária e receitas todas as quartas, com Kaique Aranha do @meudiaadianacozinha que vão levar seus pratos para outro patamar.
Bom que Só

Air fryer, alimentos secos nunca mais!

Na coluna de hoje, dou dicas de como preparar alimentos na air fryer.

Kaique Aranha / Chef

Atualizada em 11/10/2023 às 11h53

Diferente do que muitos pensam, a história da air fryer é bem mais antiga do que a maioria das pessoas conhecem. Desenvolvida em 1987 e patenteada em 1989 por Chad S. Erickson com o objetivo de prepara alimentos de maneira mais saudável sem perder as propriedades nutricionais a air fryer só foi lançada em sua versão domestica em 2010 pela Philips. Chegada no mercado brasileiro em 2011, mesmo que com preços bem elevados quando comparados aos atuais, foi um sucesso total, todos queriam ter uma fritadeira a ar em casa.

O que antes possuía apenas uma gaveta como compartimento para preparação de alimentos hoje nas versões mais evoluídas já virou pequenos fornos de dois andares ou de duplo compartimento, ambos para preparação de mais de um alimento em uma só fornada.

Mas o foco da coluna de hoje não é a história da air fryer e sim sua utilização. Mesmo que tenha sido criada com intuito de preparar alimentos de maneira mais saudável hoje é sinônimo de praticidade.

Quem tem air fryer já percebeu que ao preparar alimentos alguns ficam secos, duros, batatas fritas não ficam crocantes e quando ficam também ficam secas. Tudo isso se da ao motivo de o preparo dos alimentos serem a seco e você provavelmente seguir o mesmo caminho da maioria das pessoas e não adicionar nem um tipo de gordura nos seus alimentos. Se você não segue nenhum tipo de dieta de restrição calórica que adicionar um pouco de azeite, óleo de soja, óleo de coco, banha de porco, em seus alimentos vá prejudicar seus resultados você está usando a air fryer pra comer mal.

Continua após a publicidade..

Então aqui vai minha dica de hoje, quando preparar alimentos na sua air fryer, principalmente alimentos que seriam fritos adicione um pouco de gordura, com exceção a alimentos que já são gordurosos naturalmente como coxa e sobrecoxa de frango com pele. Carnes de boi, peito de frango são exemplos de alimentos que costumam ficar secos, então indico passar uma leve camada de manteiga no começo e no meio do processo de fritura. Batatas fritas podem se tornar um sonho quando feitas na air fryer se você mistura-las com um pouco de óleo antes de assar.

Algumas pessoas podem estar pensando agora: mas se é pra adicionar gordura melhor eu fritar como normalmente!... e de fato é uma opção, mas após o processo você terá mais utensílios para lavar. O foco hoje aqui é praticidade, colocar um pouco de gordura no alimento, assar na air fryer enquanto faz qualquer outra atividade sem preocupação de queimar o alimento ou botar fogo na casa, colocar o alimento direto no prato e comer.

E volto a afirmar, aqui é uma dica pra quem não quer mais comer alimentos secos que a air fryer costuma fazer, além de que existem gorduras boas que você pode utilizar que fazem bem para seu organismo, mas também as consideradas ruins podem ser sua única opção e está tudo bem com isso. Mas se a adição de algumas poucas gramas de gordura na sua alimentação diária prejudicar sua saúde ou objetivo junto a dieta esta não é uma opção boa, mesmo que ainda seja a menos prejudicial.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.