Risoto perfeito

Risoto de funghi: receita sofisticada para impressionar

Receita de risoto cremoso com sabor marcante de funghi para um jantar especial.

Na Mira

Atualizada em 10/11/2024 às 14h18
um risoto bem feito deve ter aquela cremosidade que se espalha suavemente pelo prato, garantindo uma experiência gastronômica irresistível.
um risoto bem feito deve ter aquela cremosidade que se espalha suavemente pelo prato, garantindo uma experiência gastronômica irresistível. (Foto: Reprodução)
60 min
4

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de arroz para risoto
  • ¾ de xícara (chá) de funghi seco (40 g)
  • 1,5 litro de caldo de legumes caseiro
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 4 ramos de salsinha
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

  1. Numa tigela coloque o funghi, cubra com 1 xícara (chá) de água fervente e deixe hidratar por alguns minutos enquanto separa os outros ingredientes.
  2. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e pique fino a salsinha.
  3. Sobre a jarra medidora, escorra o funghi hidratado numa peneira. Pressione delicadamente com a colher para extrair todo o líquido. Acrescente o caldo de legumes ao líquido do funghi até completar 1,5 litro – ele vai ser usado para o cozimento do risoto. Transfira os cogumelos para a tábua e corte em pedaços médios.
  4. Coloque 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos até murchar. Acrescente o funghi e o alho e mexa por 1 minuto. Junte o arroz e refogue por 2 minutos para envolver os grãos com a manteiga. Tempere com sal e pimenta a gosto – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal.
  5. Regue com o vinho e mexa bem até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente).
  6. Atenção: na última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga restante, o parmesão e misture bem. Sirva a seguir com a salsinha picada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.