SAUDÁVEL

Aprenda a preparar sopa de beterraba

É muito versátil: nos dias quentes, sirva gelada.

Na Mira

Sopa de beterraba.
Sopa de beterraba. (Foto: Reprodução)
120 min
6

Ingredientes

  • 6 beterrabas
  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • 1 talo de salsão
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 1,5 litro de caldo de carne caseiro
  • caldo de ½ limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • gomos de limão a gosto para servir
  • endro (dill) a gosto para servir

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
  2. Descasque e corte as beterrabas em quartos. Corte um pedaço grande de papel alumínio e coloque numa assadeira. Disponha as beterrabas no centro e regue com o azeite. Una e dobre as pontas do papel-alumínio formando uma trouxinha. Leve ao forno para assar por 50 minutos até ficarem macias – para verificar o ponto, espete as beterrabas com uma faca.
  3. Descasque e pique fino a cebola. Descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Lave, descarte as folhas e pique fino o talo de salsão. Assim que estiverem macias, retire as beterrabas do forno e reserve.
  4. Leve uma panela grande ao fogo médio com a manteiga para derreter. Acrescente a cebola, a cenoura e o salsão, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos, até que os legumes fiquem bem macios.
  5. Junte as beterrabas assadas, o açúcar e o caldo de carne. Misture, aumente o fogo e deixe cozinhar até ferver. Abaixe o fogo novamente, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais 30 minutos para o caldo absorver os sabores dos legumes.
  6. Transfira os legumes com o caldo para o liquidificador. Junte o caldo de limão e bata até a sopa ficar lisa. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente empurre e abra a tampa. Caso seu liquidificador não comporte o volume da sopa de uma só vez, bata em duas etapas.
  7. Transfira a sopa batida para uma tigela e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Prove depois que a sopa estiver fria para ajustar o sal e a pimenta – após esfriar muda o sabor. Sirva acompanhado de gomos de limão, creme de leite fresco batido, dill e torradas com sardinha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.