Irregularidade

Carga irregular de peixes é apreendida em Vila Nova dos Martírios

A carga estava sendo transportada em carro aberto sem refrigeração.

Divulgação/Aged

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS - Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam, nesta quarta-feira (18), 800 quilos de peixe das espécies Mapará e Bandeiro, que estavam sendo transportados em carro aberto, coberto por lona, sem nenhum tipo de refrigeração. A carga vinha do município de Vila Nova dos Martírios (MA) e tinha como destino o comércio de Teresina.

[e-s001]

No mesmo dia, em Imperatriz, fiscais da Aged que participavam de outra operação volante, apreenderam cerca de 800 quilos de cortes nobres de carne bovina – picanha e filé – também transportados sem qualquer tipo de refrigeração. A carga vinha da cidade de Jacundá (Pará) e tinha como destino o município de Timon. O condutor do veículo foi autuado e a carga aprendida e incinerada no forno crematório do matadouro municipal de Imperatriz, conforme determina a legislação sanitária.

[e-s001]

O motorista que transportava irregularmente a carga de pescado foi encaminhado à delegacia de Açailândia, onde foi realizado todo o procedimento previsto na legislação de Defesa Sanitária Animal. O acusado foi enquadrado no artigo 31, inciso 1º, por transportar animais, produtos e subprodutos de origem animal em veículos inadequados e sem documentação sanitária.

O veículo foi encaminhado para o lixão municipal de Açailândia, sob a supervisão de policiais rodoviários federais para procedimentos de inutilização da carga com uso de produtos químicos.

Os dois motoristas autuados foram multados em R$ 1 por quilo de produto apreendido. “Em três meses de operação (outubro a dezembro) a Aged e PRF já fiscalizaram o trânsito de 1.391 toneladas de produtos de origem animal e vegetal. Dessas, 12 toneladas foram aprendidas e destruídas por apresentarem alguma irregularidade, o que representa menos de 1% do total”, informou o diretor geral da Aged, Fernando Lima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.