Ação Civil Pública

Prefeito Chico Gomes deve viabilizar reforma do Conselho Tutelar de Viana

A reforma deve incluir serviços como alvenaria, pintura, além de manutenções hidráulica e elétrica.

Divulgação/MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31

VIANA – Neste mês, o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) ajuizou Ação Civil Pública (ACP) de obrigação de fazer contra o município de Viana (a 220 Km de São Luís), solicitando, em caráter liminar, a reforma total e a identificação do prédio onde funciona o Conselho Tutelar do município, no prazo máximo de 30 dias.

A reforma deve incluir serviços como alvenaria, pintura, além de manutenções hidráulica e elétrica.

Na ação, o titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca (que atua na área da Infância e Juventude), Gustavo de Oliveira Bueno, requer, ainda, o fornecimento, em, no máximo, 15 dias, de todo o material necessário ao funcionamento do Conselho.

O material solicitado inclui linha de telefone fixo, aparelho telefônico sem fio, mesas e cadeiras para atendimento, bebedouro, notebook com acesso à internet, impressora, armários, prateleiras e geladeira, televisão, aparelho de DVD e rack para televisor e DVD.

Outro pedido feito é a disponibilização de um veículo para o uso exclusivo do Conselho e o fornecimento semanal de combustível para o automóvel.

Omissão

De acordo com o promotor de Justiça, nenhum dos pedidos de medidas para viabilizar o funcionamento adequado do Conselho Tutelar foi atendido. “O município não coloca à disposição a infraestrutura adequada para prestar atendimento digno às crianças e adolescentes abandonados e vítimas de violência”, relata.

Para Gustavo Bueno, a situação demonstra a falta de bom senso e responsabilidade do prefeito Francisco Gomes, que deixa o Conselho Tutelar em completo abandono.

Pedido

Na manifestação, o MP-MA requer pagamento de multa por descumprimento, em valor diário a ser estipulado pela Justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.