Cidadania

Município de Viana ganhará unidade fixa do Viva Cidadão

A partir do dia 5 de dezembro, o Viva Cidadão funcionará em uma unidade móvel.

Imirante.com, com informações da Sedihc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

VIANA- O município de Viana ganhará uma unidade fixa do Viva Cidadão. O convênio foi assinado durante a manhã desta sexta-feira (29) pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), responsável pela Gerência do Viva Cidadão. O órgão oferecerá serviços como emissão de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, entre outros.

O Viva Cidadão tem como missão fortalecer o exercício da cidadania, facilitando o acesso da comunidade a ação de qualidade na prestação de serviços públicos. Para a secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, o Viva Cidadão é um órgão que se faz necessário em todas as regiões do estado devido ao volume das demandas.

"Para esta unidade, estão previstos 3.800 atendimentos ao mês e 45.600 ao ano. O objetivo é criar 13 postos de atendimento para a prestação de mais de 50 serviços públicos. Isso mostra o tamanho da necessidade de criarmos uma unidade fixa na cidade de Viana e a Sedihc, com o apoio do Governo do Estado, atendeu a esta demanda", afirmou Luiza Oliveira.

Inicialmente, a partir do dia 5 de dezembro, o Viva Cidadão funcionará em uma unidade móvel, sete dias por semana, e contará com três postos de atendimento, onde serão oferecidos os serviços de emissão de RG, antecedentes criminais e Balcão Cidadão para a emissão de CPF e serviços via internet.

A gerente do Viva Cidadão, Graça Jacintho, avaliou positivamente a implantação da unidade no município de Viana. "O local é estratégico, pois é um grande centro e atende dezenas de cidades vizinhas, garantindo cidadania a mais maranhenses, cumprindo assim a meta do Viva Cidadão", finalizou a gerente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.