Justiça

MP-MA aciona município para regularizar pagamento dos conselheiros tutelares

Em caso de descumprimento, está prevista multa diária no valor de R$ 1 mil.

Divulgação/MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Arte: Maurício Araya/Imirante.com)

TUNTUM - O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) ajuizou, em novembro, Ação Civil Pública com pedido de liminar para obrigar o município de Tuntum a regularizar, em caráter de urgência, o pagamento dos salários dos conselheiros tutelares, em atraso desde o mês de agosto. Em caso de descumprimento, o município poderá ter que pagar multa diária no valor de R$ 1 mil.

Conforme a ação, se a prefeitura alegar a falta de recurso para o não pagamento, foi requerido o remanejamento de valores de áreas não prioritárias para a efetivação do direito.

O promotor de Justiça Francisco de Assis da Silva Júnior, autor da ação, manifestou sua preocupação com o prejuízo que pode ser causado aos direitos de crianças e adolescentes diante de uma possível paralisação das atividades pelos conselheiros tutelares, além de sobrecarga de trabalho para Ministério Público e o Judiciário. "Grande parte dos casos que deságuam no Judiciário poderiam ser resolvidos (ou prevenidos) no próprio município, caso o Conselho Tutelar tivesse condições de funcionar, adequadamente, e existissem programas de atendimento eficientes", argumentou.

O integrante do Ministério Público destacou a importância do papel do Conselho Tutelar, como serviço público obrigatório e permanente, inserido no princípio constitucional da prioridade absoluta, e essencial para a proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.