Rotina alterada

Feriado de Ano Novo: saiba o que abre e o que fecha em São Luís

Os locais de vacinação e as lojas de ruas e de shoppings estarão fechados.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h45
O comércio lojista de São Luís tem autorização para funcionar no dia 31 de dezembro de 2021.
O comércio lojista de São Luís tem autorização para funcionar no dia 31 de dezembro de 2021. (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O feriado do Ano Novo, neste sábado (1º), afetará o funcionamento de alguns serviços essenciais e não essenciais em São Luís. Os locais de vacinação, as lojas de ruas e de shoppings estarão fechados, bem como grande rede de supermercado, por exemplo. Saiba mais:

Comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que, de acordo com a Convenção Coletiva vigente, o comércio lojista de São Luís tem autorização para funcionar no dia 31 de dezembro de 2021. Os horários de abertura e fechamento das lojas é livre, no entanto, o comerciante deve respeitar a regra da jornada de 44 horas semanais para o comerciário, estabelecida em convenção. No dia 1º de janeiro de 2022 o comércio da capital não funcionará.

Shoppings

Lojas e quiosques do Shopping da Ilha não funcionarão no sábado (1º). O Tropical Shopping não funciona no dia de Ano Novo, mas na véspera abrirá das 8h às 18h. O São Luís Shopping vai estar aberto das 9h às 18h na sexta-feira (31); já no dia 1º, funciona apenas a praça de alimentação e o cinema. No Rio Anil Shopping a praça de alimentação funcionará das 12h às 20h e o cinema das 15h às 22h. No Pátio Norte Shopping a praça de alimentação funcionará das 12h às 20h.

Supermercados

O Grupo Mateus informou que não haverá expediente em toda a sua rede de supermercados durante este sábado (1º). O supermercado Assaí ainda não informou sobre o funcionamento.

Bancos

O último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será nesta quinta-feira (30).

Já na sexta-feira (31), as instituições financeiras não abrem para atendimento. Os bancos não funcionarão também no dia Confraternização Universal, 1º de janeiro.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que a capital maranhense manterá de forma integral o atendimento nas unidades de urgência e emergência. Os Centros Municipais de Atendimento às Síndromes Gripais Leves (Anjo da Guarda, Sacavém e Cohab) funcionarão até o dia 31 deste mês. O expediente será suspenso nos dias 1º e 2 de janeiro e voltará ao normal no dia 3 de janeiro de 2022. Outro serviço importante do município é o de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atenderá aos chamados por meio do 192.

Vacinação contra Covid-19

Os locais de vacinação contra a Covid-19 também estarão disponíveis até o dia 30 de dezembro de 2021, permanecendo fechados nos dias 31, 1º e 2 de janeiro. A partir do dia 3 de janeiro, eles serão reabertos.

Órgãos públicos

A Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência aos Servidores (Segep) informou que, de acordo com o Decreto 37.327, de 21 de dezembro de 2021, não haverá expediente nos órgãos estaduais nos dias 31 de dezembro de 2021 e 1º de janeiro de 2022. Permanecerão apenas os serviços essenciais.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) terá um plantão especial de trabalho com equipes atuando na pavimentação, drenagem e iluminação pública. Além disso, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU) terá equipes de plantão nos dias 1º e 2 de janeiro de 2022.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que vai desenvolver ações de reforço de trânsito no final de ano em pontos estratégicos de maior movimentação como praias, entornos e acesso desses locais, além do disciplinamento de estacionamento em shoppings e região central da cidade com destaque para estacionamentos exclusivos.

A SMTT disponibiliza telefones de plantão para solicitações de perícias de acidentes de trânsito (98607 9807 e 3214 1149), fiscalização (99138 3453) e sinalização (99218 5739).

A Defesa Civil de São Luís continuará fazendo seus trabalhos preventivos para impedir desastres nas áreas de riscos e outros locais, especialmente com o início do período chuvoso. Agentes e bombeiros civis estarão de prontidão no órgão durante 24 horas para intervir em situações emergenciais e para as tarefas de visitas técnicas.

Já o Corpo de Guarda-Vidas intensificará os patrulhamentos nas praias da Ponta d’Areia, Olho d’Água e Caolho, que geralmente recebem grande número de pessoas nesta época do ano, alertando sobre os riscos de afogamentos e cuidados que deverão ser tomados para evitar situações dessa natureza no mar.

Transporte público

Quanto à frota de veículos em operação, por meio da Portaria de n° 90/2021, a Prefeitura garantirá o funcionamento de 100% dos ônibus na capital. Durante o período terá manterá equipes de trânsito e transporte, operando nos cinco terminais de integração, bem como agentes de trânsito atuando em avenidas e vias de grande fluxo de veículos. Pelo Centro de Controle Operacional (CCO) a secretaria fará o monitoramento de várias regiões da cidade 24 horas.

Casas lotéricas

As loterias irão funcionar até às 17h de sexta (31), horário máximo das apostas da Mega da Virada. No dia seguinte, estarão fechadas.

Energia

O atendimento da Equatorial Maranhão funciona 24h todos os dias pela WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita), App Equatorial Energia e site www.equatorialenergia.com.br, com 100% da operação. No feriado de réveillon, os pontos presenciais de atendimento ao cliente funcionam até as 12h do dia 31/12, retomando as atividades no dia 03/01/2022.

Caso as pessoas presenciem algum acidente é importante entrar em contato imediatamente com a Equatorial, por meio da Central de Atendimento 116 e com o Corpo de Bombeiros, no 193, para que as medidas de segurança e restabelecimento do fornecimento sejam tomadas com maior agilidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.