No Maranhão

Iniciada a 2ª etapa do recadastramento de aposentados e pensionistas estaduais

Para se recadastrar, é preciso preencher os formulários disponíveis no sistema e anexar os documentos.

Imirante.com, com informações do governo do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
O prazo do recadastramento vai até o dia 4 de novembro
O prazo do recadastramento vai até o dia 4 de novembro (Reprodução)

SÃO LUÍS - Inicia-se, nesta segunda-feira (4), a segunda etapa do recadastramento de servidores aposentados, reformados e pensionistas estaduais. Nesta fase, devem se recadastrar os nascidos nos meses de abril, maio, junho e julho. O prazo vai até o dia 4 de novembro, e o recadastramento deve ser feito por meio de uma plataforma online, que está disponível no site do Iprev.

Até o momento, cerca de quatro mil aposentados do primeiro grupo – que abrange os nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março – já atualizaram suas informações junto ao Iprev. Para esse grupo, o prazo vai até o dia 20 de outubro. O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, explica a divisão dos aposentados em grupos. “Queríamos dar aos nossos aposentados uma experiência positiva do recadastramento, fazendo com que ele ocorra da forma mais tranquila possível. Por isso, decidimos fazer por etapas, para evitar congestionamentos ou lentidões de sistema. Até agora, todo o processo tem corrido com tranquilidade”, afirmou Mayco Pinheiro.

Plataforma

A realização do recadastramento pela internet tem o objetivo de preservar a saúde dos aposentados, evitando aglomerações em postos de atendimento; e garante também mais comodidade, uma vez que não é preciso sair de casa para atualizar as informações.

Para se recadastrar, é preciso preencher os formulários disponíveis no sistema e anexar os documentos solicitados. É preciso enviar a versão digitalizada de um documento de identificação com foto. Se o documento escolhido for a carteira de identidade, é preciso enviar a frente e o verso do documento. O aposentado ou pensionista deverá enviar, ainda, um comprovante de endereço, emitido há no máximo três meses.

Por fim, será solicitada ainda uma foto do aposentado. Essa foto deve ter sido tirada há no máximo 15 dias. Na foto, o aposentado deverá estar segurando uma folha de papel, contendo o número do CPF e a data em que a foto foi tirada. Somando as duas etapas, cerca de 25 mil aposentados deverão se recadastrar até o dia 04 de novembro. No total, o estado atende, hoje, a mais de 47 mil beneficiários da previdência estadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.