Benefício

Governo inicia recadastramento de aposentados e pensionistas nesta segunda-feira, no Maranhão

Nesta primeira etapa, que vai até o dia 20 de outubro, deverão se recadastrar os nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Divulgação / Iprev

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Para se recadastrar, será preciso preencher os formulários disponíveis na plataforma e encaminhar a versão digitalizada dos documentos solicitados.
Para se recadastrar, será preciso preencher os formulários disponíveis na plataforma e encaminhar a versão digitalizada dos documentos solicitados. (Foto: Cláudio Fachel / JC)

SÃO LUÍS - O Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), inicia, nesta segunda-feira (20), o recadastramento dos servidores aposentados e dos pensionistas estaduais. Nesta primeira etapa, que vai até o dia 20 de outubro, deverão se recadastrar os nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março.

O edital para o recadastramento foi divulgado esta semana no Diário Oficial do Estado e estabelece que a atualização dos dados deverá ser feita por meio de um sistema on-line. A utilização da plataforma é uma estratégia para proteger a saúde do público idoso, que não precisará sair de casa para atualizar as suas informações junto ao estado.

Para se recadastrar, será preciso preencher os formulários disponíveis na plataforma e encaminhar a versão digitalizada dos documentos solicitados. O aposentado ou pensionista também deverá enviar uma foto, tirada há no máximo 30 dias. Nesta foto, ele deverá estar segurando uma folha de papel, contendo o número do seu CPF e a data em que a imagem foi feita.

Todas as informações enviadas serão analisadas e o aposentado ou pensionista será informado por e-mail acerca do resultado da análise. Se o recadastramento não for aprovado, ele precisará ser refeito no prazo máximo de 30 dias.

Previdência justa

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, explica que a ação ajuda a tornar a previdência estadual cada vez mais justa e equilibrada. “O recadastramento periódico dos nossos segurados ajuda a garantir que as aposentadorias e pensões sejam pagas a quem efetivamente tem direito. Além disso, conseguimos atualizar as informações cadastrais dos nossos segurados, o que torna mais fácil entrar em contato com eles caso necessário”, afirmou Mayco Pinheiro.

Outro ponto destacado pelo presidente é que a atualização dos dados de aposentados e pensionistas gera, também, dados estatísticos. Esses dados são utilizados para cálculos previdenciários que subsidiam o pagamento das aposentadorias e pensões nos próximos anos.

Cerca de dez mil aposentados e pensionistas deverão se recadastrar nesta primeira etapa, do dia 20 de setembro ao dia 20 de outubro. A previsão é que novos editais, contemplando os nascidos a partir de abril, sejam divulgados nos meses de outubro e novembro, respectivamente. O Maranhão conta, hoje, com cerca de 47 mil pensionistas e servidores aposentados vinculados à previdência estadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.