Pesquisa e Inovação

Fapema e Emap prorrogam inscrições em programa de bolsas no Porto do Itaqui

Bolsas, no valor de R$ 4 mil, são para diversas áreas e têm duração de um ano.

Imirante.com, com informações da Fapema

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Porto do Itaqui, em São Luís.
Porto do Itaqui, em São Luís. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS – Foram prorrogadas até dia 13 de agosto as inscrições no Programa de Incentivo à Pesquisa e à Inovação no Porto do Itaqui. De acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), em parceria com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), as bolsas, que terão valor de R$ 4 mil, estão distribuídas por área de atuação e terão vigência de 12 meses.

A chamada pública visa apoiar o desenvolvimento do Programa Farol, inserido no âmbito da linha de ação “Mais Inovação” do Governo do Maranhão. O objetivo principal é promover e apoiar as ações da Emap, a partir do desenvolvimento de pesquisas e implantação de projetos, com o objetivo de subsidiar a Autoridade Portuária na realização e gestão do Programa Farol.

Áreas de formação que podem participar do programa

Poderão participar do certame, profissionais com graduação concluída entre junho de 2018 a junho de 2021 nos cursos de Administração; Economia; Ciências Contábeis; Jornalismo; Publicidade; Propaganda; Artes Visuais; Design; Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Tecnologia da Informação; Engenharia da Computação; Sistemas de Informação; Tecnólogo em Processamento de Dados e em redes de computadores; Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, de Produção e Logística.

O local de atuação se dará na sede da Emap ou em trabalhos de campo em conjunto com os técnicos da empresa. As atividades dos bolsistas serão orientadas e monitoradas por técnicos da instituição supracitada.

Para concorrer, o(a) candidato(a) deverá elaborar um pré-projeto, em consonância com o Plano de Trabalho previsto no edital (veja aqui) propondo uma pesquisa de cunho científico e/ou inovação tecnológica na respectiva área de atuação concorrente. O pré-projeto deverá ter, obrigatoriamente, no máximo 10 páginas incluindo todas as páginas do arquivo anexado.

Além disso, é necessário que o(a) proponente crie um Pitch Vídeo (produção audiovisual) contendo as seguintes especificações: apresentação pessoal; justificativa pela qual tem interesse em participar do programa; e, a partir da leitura do texto “A história do container” e dos conhecimentos do candidato sobre inovação, deverá ser respondida a pergunta/problema: Qual inovação você acredita que poderia ser disruptiva nas indústrias marítima e portuária? Justificando sua resposta em até, no máximo, três minutos. O vídeo deverá ser disponibilizado no YouTube e o link enviado no momento da submissão da proposta.

Após essa etapa inicial, a Fapema e a Emap iniciarão a fase II do edital: Análise do Mérito e Relevância do pré-projeto, na qual haverá análise Curricular e do Pitch Vídeo e Entrevista. Por fim, ocorrerá a etapa IV, composta por prova. A prova prática é uma etapa de caráter eliminatório e classificatório.

Dentre as ações a serem implantadas no Programa Farol estão: produção de banco de soluções para desafios de inovação existentes na Emap e Poligonal do Porto do Itaqui; fortalecimento da Cultura de Inovação; elaboração do Plano de Gestão de Governança da Inovação; formação do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Emap; e criação de mapa de melhorias das operações portuárias.

Programa Farol

O Farol é um Programa de Incentivo à Pesquisa e à Inovação no Porto do Itaqui, é parte dos investimentos realizados visando o alcance da missão da Emap que é consolidar o Porto do Itaqui como o principal porto do Corredor Centro Norte do país, garantindo excelência logística, competitividade, sustentabilidade e inovação, gerando valor para o Maranhão e toda a sociedade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.