Webinar

Seminário do TJ-MA discutirá sobre diversidade e antidiscriminação no acesso à Justiça

Participação é aberta ao público, com certificação aos inscritos previamente no evento.

Divulgação / TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), no Centro de São Luís.
Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), no Centro de São Luís. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A democratização do acesso à justiça na perspectiva antidiscriminatória será tema do I Seminário Estadual de Diversidade e Antidiscriminação - webinar gratuito aberto ao público, que ocorre de 6 a 8 de julho, com transmissão ao vivo no canal da Escola Superior da Magistratura - EAD Esmam, no YouTube. A participação é aberta ao público, com certificação aos inscritos previamente no evento.

Promovido pelo Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), em parceria com a Esmam, o webinário será um espaço para debate e disseminação de informações e normas legais sobre o tema, como forma de conscientização, formação e aperfeiçoamento de operadores do Direito e da sociedade.

O evento será aberto nesta terça-feira (6), às 19 horas, pelos desembargadores Lourival Serejo (presidente do TJ-MA), Paulo Velten Pereira (corregedor Geral de Justiça) e José Jorge Figueiredo dos Anjos (diretor da Esmam) e o juiz Marco Adriano Fonseca (coordenador do Comitê de Diversidade). A palestra magna, com o tema Democratização do Acesso à Justiça, será proferida pela conselheira do CNJ, Flávia Moreira Guimarães Pessoa, presidente da Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários e membro do Observatório dos Direitos Humanos no Poder Judiciário.

Também na primeira noite do evento, haverá o lançamento do site do Comitê de Diversidade - concebido em parceria com a Assessoria de Comunicação e Diretoria de Informática do Tribunal para funcionar como suporte e plataforma de disseminação das ações e projetos relacionados ao órgão.

Temática

Com 10 horas de duração, o seminário prossegue nesta quarta e quinta-feira (7 e 8), no turno vespertino, com palestrantes que são referência na defesa dos direitos humanos, identificação e combate à discriminação, preconceito e outras expressões de desigualdade. Os especialistas abordarão a temática do enfrentamento ao racismo, LGBTfobia, etarismo e capacitismo, com ênfase na democratização do acesso à justiça e em consonância com os objetivos da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Estão inscritos magistrados(as) e servidores(as) do Judiciário, professores e estudantes universitários e da Rede Estadual de Ensino Médio (Seduc, Iema e IFMA), profissionais das carreiras jurídicas, representantes de instituições públicas e privadas com atuação na temática de Diversidade e Antidiscriminação, público jurisdicionado que pertença aos grupos de diversidade, líderes comunitários, movimentos sociais organizados e demais interessados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.