Funcionamento

Lojas, shoppings e supermercados abrem neste Feriado de São Pedro em São Luís

Este terça-feira (29) é dia feriado na capital.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Veja o que abre e fecha neste feriado.
Veja o que abre e fecha neste feriado. (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS – O feriado de São Pedro, nesta terça-feira (29), vai alterar o funcionamento de alguns serviços na capital. O comércio, no entanto, vai manter as portas abertas.

Comércio

O comércio lojista da Grande Ilha tem autorização para funcionar, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho. A lojas de rua podem funcionar das 8h às 18h e os shopping centers das 10h às 22h.

No entanto, será necessário adequar o horário de funcionamento dos estabelecimentos se houver decreto estadual em vigor que estabeleça horário especial para a contenção da Covid-19.

Em função do feriado, o trabalho nesse dia é considerado extraordinário e as empresas deverão realizar o pagamento das horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal. Além disso, deverá ser paga uma gratificação no valor de R$ 40 aos empregados convocados para o trabalho.

Shoppings

Os shoppings capital funcionarão normalmente das 9 às 21h.

Supermercados

De acordo com a assessoria de Comunicação, os supermercados também estarão de portas abertas neste feriado de São Pedro.

Casas Lotéricas

O Sindicato dos Empresários Lotéricos do Maranhão (Seloma) informou, por sua vez, que as lotéricas deverão estar fechadas neste feriado de São Pedro. Apenas aquelas situadas em shoppings centers podem abrir.

Bancos

As agências bancárias não vão funcionar nesta terça-feira (29). Os clientes que preferirem antecipar o pagamento de boletos, podem usar os canais eletrônicos, internet banking e correspondentes.

Serviços públicos estaduais

A Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) informou que não haverá expediente nos órgãos localizados em São Luís, por conta do feriado municipal. Os serviços considerados essenciais ficam mantidos.

A Prefeitura de São Luís informa que não haverá expediente nos órgãos municipais por causa do feriado, mas os serviços essenciais do município estão mantidos.

Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA)

O TJ-MA informou que não haverá expediente no Termo Judiciário de São Luís da Comarca da Ilha de São Luís, nesta terça-feira (29)

Ainda segundo o TJ-MA, o desembargador plantonista no período de 28 de junho a 4 de julho é o desembargador Raimundo Barros, período em que serão recebidas apenas demandas urgentes, nas esferas Cível e Criminal, incluindo pedidos de habeas corpus, mandados de segurança, medidas cautelares (por motivo de grave risco à vida e à saúde das pessoas), decretação de prisão provisória, entre outros.

Os servidores plantonistas são Lauber Jorge do Carmo Queiroz e Roberta Coelho de Sousa Lima. O telefone celular disponibilizado para contato no 2º Grau é o (98) 98815-8344. O serviço funciona em regime de sobreaviso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.