Lançamento

Ampem comemora 50 anos e lança obra científica em parceria com a UFMA

Obra tem o objetivo de ressaltar o papel do Ministério Público brasileiro ao longo dos anos e seu compromisso firmado com a sociedade.

Divulgação / assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
A obra científica é alusiva aos 50 anos da Ampem comemorados no dia 4 de janeiro deste ano.
A obra científica é alusiva aos 50 anos da Ampem comemorados no dia 4 de janeiro deste ano. (Foto: Divulgação/assessoria)

SÃO LUÍS - A Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) lançará, no dia 28 de junho, o livro “Passado, Presente e Futuro do Ministério Público Brasileiro”, reunindo artigos inéditos de todo o Brasil com estudos de caso e experiências inovadoras acerca da atuação do Ministério Público. A obra científica é alusiva aos 50 anos da Ampem comemorados no dia 4 de janeiro deste ano.

A obra tem o objetivo de ressaltar o papel do Ministério Público brasileiro ao longo dos anos e seu compromisso firmado com a sociedade como instituição “resolutiva e propulsora do desenvolvimento social, humano e da esfera pública, em perspectiva interdisciplinar”. Estão à frente do projeto os promotores de justiça e professores da UFMA Cláudio Alberto Gabriel Guimarães, Márcia Haydée Porto de Carvalho e Cassius Guimarães Chai.

Os eixos temáticos abordados pelos artigos presentes no livro são: o Ministério Público e os desafios do constitucionalismo moderno; o MP e as novas perspectivas do processo brasileiro; as novas perspectivas para um Ministério Público resolutivo; o papel do MP em meios alternativos para a resolução de conflitos; o MP e os desafios do combate à violência contra a mulher e o MP e o combate à corrupção.

Na ocasião será apresentado, ainda, o vídeo institucional da Ampem em homenagem ao Jubileu de Ouro da entidade, com apresentação da história da Associação, a estrutura física e entrevistas com ex-presidentes.

O presidente da instituição, Gilberto Câmara França Júnior, classificou o livro como sendo uma ação que exalta o trabalho realizado pela Associação junto aos membros do MP. ”A construção dessa obra comemorativa, que é o resultado final de mais de um ano de trabalho, de fato muito nos orgulha. Conseguimos formatar uma publicação cientificamente robusta e participativa. A Ampem merecia uma homenagem de tal envergadura para marcar o seu cinquentenário”, disse.

O livro, que neste primeiro momento será lançado em versão digital, conta com artigos de oito membros do Ministério Público do Estado do Maranhão: os promotores de justiça Cláudio Guimarães, Fernando Barreto, Paulo Roberto Castilho, Gleudson Malheiros Guimarães, Sandro Lobato de Carvalho, Paulo Roberto Barbosa Ramos, Igor Adriano Marques e a procuradora de justiça, Themis Maria Pacheco de Carvalho.

Painel

Ainda como parte da programação de lançamento, serão realizados três painéis. O primeiro abordará “O Ministério Público e o combate à violência contra a Mulher” com o professor, doutor, Sérgio Feigueiras, do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI – Lisboa), o segundo terá como tema “A desmaterialização do conceito de organização criminal e os direitos fundamentais” com o professor, doutor Alfonso Galán Muñoz, da Universidade Pablo de Olavide, da Espanha e o terceiro painel será sobre “O Ministério Público e o combate à Corrupção”, com o professor, doutor Roberto Veloso, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A cerimônia de lançamento será transmitida pela página na Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão (ESMP-MA) no YouTube, às 10h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.