Do Maranhão ao Pará

Trem de Passageiros volta a circular nesta quinta-feira (17), com saída de São Luís

Operação estava suspensa desde o dia 24 de maio deste ano, a pedido do Governo do Estado do Pará como medida preventiva no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Imirante.com, com informações da Vale

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Trem de Passageiros sai de São Luís com destino a Parauapebas, no Pará.
Trem de Passageiros sai de São Luís com destino a Parauapebas, no Pará. (Foto: Divulgação / Vale)

SÃO LUÍS – Será retomada nesta quinta-feira (17), a circulação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás, operado pela mineradora Vale, com partida de São Luís para a cidade de Parauapebas, no sudoeste do Pará. Os bilhetes já estão disponíveis para compra a partir dessa terça-feira (15), prioritariamente pela internet, no site www.vale.com/tremdepassageiros.

A operação estava suspensa desde o dia 24 de maio deste ano, a pedido do Governo do Estado do Pará como medida preventiva no enfrentamento à pandemia da Covid-19 naquele Estado.

Medidas de controle na retomada

O Trem volta a circular com as mesmas medidas de controle sanitário e de saúde adotadas antes da suspensão, com protocolos voltados à venda de passagens, embarque de passageiros e durante a viagem. Entre as medidas, estão: redução no total de vagas oferecidas em 50%, aumentando o distanciamento entre as poltronas ocupadas; venda de bilhetes prioritariamente pela internet e pontos de vendas ao longo do trecho; aferição de temperatura antes do embarque; uso obrigatório de máscaras; oferta de álcool em gel nas estações e a bordo do trem e a intensificação da limpeza e da desinfecção de áreas comuns.

Veja mais detalhes dos protocolos

- Distanciamento social durante as vendas de passagens, embarque e desembarque;

- Isenção de cobrança de multa para remarcação e cancelamento;

- Suspensão da venda de bilhetes nas estações;

- Bilhetes vendidos com antecipação de 15 dias. As vendas são feitas prioritariamente pela internet (vale.com/tremdepassageiros);

- Circulação a bordo restrita ao carro indicado no bilhete;

- Os carros lanchonete e restaurante não estão abertos ao público, e as refeições são servidas nos assentos para reduzir a circulação de pessoas.

Horários e dias de viagem

Dias em que o trem parte de São Luís: segunda-feira; quinta-feira e sábado, sempre às 8h;

Tempo de viagem São Luís x Parauapebas (PA): 16h;

Pontos de parada entre o MA e PA: 15 paradas ao longo do trecho, percorrendo 27 municípios.

Outras informações

Para mais informações, os passageiros podem entrar em contato com o canal de atendimento Alô Ferrovias 0800 285 7000.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.