Feriado

Veja o que funciona durante o feriado da Semana Santa em São Luís

Serviços públicos, lojas, supermercados, bancos e shopping centers modificarão atividades.
Imirante31/03/2021 às 14h54
Veja o que funciona durante o feriado da Semana Santa em São LuísFoto: Paulo Soares/O Estado

SÃO LUÍS - Repartições públicas, supermercados, agências bancárias, shoppings e o comércio popular terão seus horários de funcionamento alterados em São Luís em razão do feriado desta sexta-feira da Paixão (2).

Comércio

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), os estabelecimentos comerciais estarão fechados na sexta-feira (2) e reabrem no sábado (3) das 9h até as 21h e no domingo, o comércio de rua pode funcionar das 9h às 14h e as lojas localizadas nos shopping centers das 13h às 20h.

A Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL São Luís informou reforçou as orientações acima e também a necessidade de distanciamento social nas lojas, assim como uso obrigatório de máscaras por clientes e vendedores, além da oferta de álcool em gel e rigor nas demais medidas do protocolo sanitário, visando proteger a saúde e a vida de todos.

Supermercados

Os supermercados da capital maranhense fecharão na sexta-feira (2) e voltarão a funcionar normalmente no sábado (3).

Bancos

As agências bancárias não vão funcionar na sexta-feira (2). Os clientes que preferirem antecipar o pagamento de boletos, podem usar os canais eletrônicos, internet banking e correspondentes.

Segurança

Os plantões nas delegacias de polícia de todo o Maranhão seguem normalmente, mas a orientação é que por conta do novo coronavírus, as pessoas realizem ocorrências de pequena relevância por meio do B.O eletrônico no site da Polícia Civil.

Governo do Maranhão

Conforme o Decreto Estadual 36.630/2021 do governo do estado, estão suspensos até o domingo (4) as atividades presencias em órgãos e repartições públicas. Apenas os serviços essenciais irão funcionar durante o período.

Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e funcional do poder executivo municipal nesta quinta-feira (1º) e feriado na Sexta-feira Santa. O expediente voltará ao normal nos órgãos municipais na segunda-feira (5).

Durante feriados municipais e ponto facultativo, os serviços públicos, considerados essenciais, devem garantir o atendimento por meio de escalas de serviço ou plantão. Dessa forma, ficam preservados os serviços essenciais relativos às áreas de urgência (saúde, limpeza pública, Guarda Municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros).

Agências do INSS

A Portaria ME nº 3.776, publicada nesta quarta-feira (31) no Diário Oficial da União, estabeleceu o dia 1º de abril como ponto facultativo. Portanto, com o feriado de sexta-feira da Paixão (2), as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retornam o atendimento na próxima segunda-feira (5).

O INSS já está remarcando os atendimentos agendados para esta quinta-feira (1º). Durante o período, os cidadãos podem utilizar os canais remotos.


Meu INSS

Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância, pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss) e a Central Telefônica 135.

Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta o cidadão sobre os serviços disponíveis e uso do Meu INSS. Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.

Shoppings

Rio Anil

Sexta-feira: lojas e quiosques fechados, os restaurantes, lanchonetes, cafeterias e estabelecimentos congêneres funcionam com apenas 50% de sua capacidade, conforme o Decreto Estadual 36.630/2021. Sábado e domingo funcionará normalmente.

Shopping da Ilha

Sexta-feira: lojas e quiosques fechados, apenas praça de alimentação funcionará com 50% da capacidade. Sábado e domingo funcionará normalmente.

Shopping São Luís

Sexta-feira: lojas e quiosques fechados, apenas praça de alimentação funcionará com 50% da capacidade. Sábado e domingo funcionará normalmente.

TJMA decreta ponto facultativo

Haverá ponto facultativo no dia 31/3 (quarta) e feriado forense nos dias 1º/4 e 2/4 (Semana Santa), conforme Resolução GP 832020.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.