Em São Luís

Prefeitura abre a programação da campanha Outubro Rosa nesta terça (13)

O evento será realizado, a partir das 9h, na recepção do Hospital da Mulher.

Imirante.com, com informações da Semus

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
( Foto: Divulgação / Semus)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai abrir, nesta terça-feira (13), a programação do Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. O evento será realizado, a partir das 9h da manhã, na recepção do Hospital da Mulher, na avenida dos Portugueses, bairro Anjo da Guarda, com apresentações culturais, benção religiosa e homenagens. Até o dia 30 deste mês serão disponibilizadas consultas, palestras sobre os cuidados com o diagnóstico precoce e atividades laborais, entre outros serviços.

O avanço das políticas de saúde tem sido uma preocupação constante da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. "A campanha Outubro Rosa é de extrema importância dentro das estratégias de saúde em todo o país, pois são os cuidados com a prevenção que têm salvado muitas vidas pelo mundo. Também torna-se importante a programação, pois chega-se a um momento em que o Hospital da Mulher, que havia sido preparado para ser nossa unidade de referência para tratamento de pacientes com Covid-19, agora vai retomando gradualmente as suas atividades originais, que é o cuidado com a saúde da mulher", ressaltou Edivaldo.

A secretária de Saúde de São Luís, Natália Mandarino abre a programação. Durante o evento ela ressaltará a importância do exame preventivo para a saúde feminina e masculina. Em seguida, ocorrerá entrega simbólica de flores a funcionárias da unidade e oferta de café da manhã.

Na abertura, além da possibilidade de marcação de procedimentos com mastologistas e outros profissionais das áreas de nutrição, enfermagem e outras competências, os usuários que comparecerem à unidade também poderão receber serviços como limpeza de pele, maquiagem e estetização das sobrancelhas e das unhas. Obedecendo aos critérios sanitários, estes serviços seguirão algumas regras, como o distanciamento físico entre os profissionais que os executarem e a higienização dos aparelhos a serem usados nos procedimentos.

Ainda no primeiro dia de programação, em salas internas do Hospital da Mulher, serão oferecidos benefícios como a massoterapia (procedimento de massagem que trata das dores musculares) e aromaterapia (técnica que utiliza aromas para estimular diferentes partes do cérebro).

Para a secretária de Saúde de São Luís, a prevenção é ainda o melhor caminho para o diagnóstico e tratamento do câncer de mama. "É necessário conscientizar e, principalmente, dar condições para que o público em geral esteja assistido em relação à doença. A nossa meta durante todo este mês especial é chamar a atenção das pessoas sobre a gravidade do câncer de mama e como se proteger", afirmou Natália Mandarino.

Saiba mais

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O Hospital da Mulher anualmente promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce da doença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.