Em São Luís

Quarta parcela do IPTU 2020 vence na quarta-feira (7)

No site da Semfaz, os contribuintes podem ter acesso ao boleto.

Divulgação/Semfaz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
As parcelas em atraso podem ser emitidas no sistema com acréscimos de multas e juros.
As parcelas em atraso podem ser emitidas no sistema com acréscimos de multas e juros. (Foto: Maurício Alexandre / Divulgação)

SÃO LUÍS - A quarta parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2020) vence na próxima quarta-feira (7). Para os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do imposto, está disponível a guia no site da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br.

As parcelas em atraso podem ser emitidas no sistema com acréscimos de multas e juros.

Para emissão das guias de pagamento do imposto, o contribuinte deve ter em mãos a inscrição imobiliária, ou o CPF do proprietário do imóvel e ficar atento às informações solicitadas no sistema e disponíveis no boleto sobre o pagamento.

Desde o ano passado, a Prefeitura de São Luís optou pelo lançamento digital do IPTU, a exemplo de impostos como o IPVA que são lançados somente em plataforma digital.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, a medida, além de economizar recursos com produção, impressão e distribuição dos carnês, visa facilitar o acesso do cidadão ao imposto.

Outras parcelas podem ser emitidas a qualquer tempo no portal da Semfaz. Para os contribuintes que não tenham a inscrição imobiliária ou o CPF vinculado ao cadastro, a orientação é que busquem o atendimento presencial do órgão, nos postos de atendimento localizados na sede da Semfaz - Avenida Kennedy, n° 1455, Bairro de Fátima, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Viva - Shopping da Ilha, que funciona de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h, ou no Centro de Apoio ao Trabalhador, aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h e fica localizado na Avenida 18, número 11, bairro Cohab Anil III - em frente ao terminal de integração Cohab/Cohatrac.

Pagamento facilitado

Para facilitar o acesso do cidadão ao imposto, a municipalidade lançou uma nova ferramenta. Por meio do Sistema Integrado de Pagamento de Tributos com o Banco do Brasil, os contribuintes poderão usar o sistema para pagar o IPTU. Para isso, basta ter instalado no smartphone o aplicativo do banco.

A integração entre os sistemas da Semfaz e do Banco do Brasil permite ajudar os contribuintes a efetuarem o pagamento do imposto com mais facilidade e comodidade, sem sair de casa, principalmente neste período de pandemia.

Para quem optar pelo pagamento do IPTU através da ferramenta, é bem simples. No aplicativo, basta ir no menu, escolher a opção "pagamentos". Em seguida, é só clicar em "impostos e taxas" e depois em "IPTU". Feito isso, escolha o estado - Maranhão e clique em São Luís. Para finalizar, preencha os dados do imóvel e pague o imposto.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.