Feriado

Saiba como vai funcionar o comércio no Dia de São Pedro em São Luís

Autorização para o funcionamento do comércio de São Luís no feriado municipal de São Pedro está baseada na Convenção Coletiva de Trabalho.

Imirante.com, com informações da Fecomércio-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Estabelecimentos de rua devem encerrar as atividades às 18h.
Estabelecimentos de rua devem encerrar as atividades às 18h. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS - Na próxima segunda-feira (29), feriado municipal e Dia de São Pedro, os estabelecimentos comerciais da capital maranhense poderão funcionar, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho. A informação é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA).

Leia também:

Veja regras de higiene que academias devem seguir ao reabrirem nesta segunda-feira

Ainda segundo a Fecomércio-MA, os estabelecimentos de rua devem encerrar as atividades às 18h. O comércio precisa observar ainda, as regras previstas nas Portarias n° 34 e nº 39 da Casa Civil do Governo do Estado, que definem a abertura das lojas de rua entre 9h e 11h, além dos protocolos sanitários específicos que devem ser seguidos.

Em função do feriado, o trabalho nesse dia é considerado extraordinário e deverá ser remunerado com horas extras, além de gratificação aos trabalhadores que forem convocados para as atividades nesse dia.

A autorização para o funcionamento do comércio de São Luís no feriado municipal de São Pedro está baseada na Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre a Fecomércio-MA e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís.

As regras não se aplicam aos segmentos de supermercados e farmácias, consideradas atividades essenciais, e que possuem Convenções Coletivas próprias firmadas pelos sindicatos empresariais das respectivas categorias econômicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.