Em São Luís

Inscrições e atualizações no Cadastro Único podem ser feitas pelo call center

Serviço é uma medida para garantir a assistência social para famílias em situação de vulnerabilidade durante a pandemia da Covid-19.

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
A central conta com um menu para escolha do tipo de atendimento desejado, como definir se o solicitante precisa de atendimento para os Cras ou Creas, ou escolher o tipo de suporte que precisa para cada um desses serviços.
A central conta com um menu para escolha do tipo de atendimento desejado, como definir se o solicitante precisa de atendimento para os Cras ou Creas, ou escolher o tipo de suporte que precisa para cada um desses serviços. (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - As inscrições e atualizações no Cadastro Único já podem ser feitas por meio do call center (98) 3133-6407, um serviço da Prefeitura de São Luís, via Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), em parceria com o Grupo Elo.

A medida visa continuar a oferta de ações assistenciais do município à população de baixa renda, especialmente as pessoas em situação de vulnerabilidade social, durante a pandemia da Covid-19.

Por meio do novo call center, os cidadãos podem ter acesso, ainda, a informações de programas como Bolsa Família (inscrição, bloqueio e desbloqueio), tarifa social de energia elétrica, passe livre para pessoas com deficiência, auxílio-funeral, auxilio-renda, auxilio-natalidade, denúncias de violação de direitos, entre outros.

A central conta com um menu para escolha do tipo de atendimento desejado, como definir se o solicitante precisa de atendimento para os Cras ou Creas, ou escolher o tipo de suporte que precisa para cada um desses serviços.

O call center funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e tem capacidade para receber até duas mil chamadas por dia. Ressaltando que o serviço não é terceirizado, ou seja, trata-se de uma equipe de profissionais e técnicos que atendia presencialmente nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e que, agora, estão na central telefônica.

Então, entende-se que estas medidas são um aprimoramento da política de assistência social, uma reinvenção dos serviços para melhor atender à população, para que em momento nenhum a população seja prejudicada.

“Desde o dia 23 de março, tão logo foram decretadas as medidas de isolamento social por causa da pandemia, quando foi preciso pensar as melhores formas de atender à população, a Prefeitura vem adotando ações estratégicas como estas, inclusive buscando parceria com a iniciativa privada. Hoje, por telefone, pode-se ter acesso tanto a serviços dos Cras quanto Creas, assim como do Cadastro Único. Desde então, já recebemos mais de oito mil ligações, isto é, oito mil atendimentos já foram realizados e, hoje, ampliamos a capacidade de atendimento para até duas mil ligações por dia”, explicou a secretária da Semcas, Andréia Lauande.

Mais sobre o Cadastro Único

O Cadastro Único é um programa do Governo Federal que integra um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza e serve como base para seleção das famílias para acesso a benefícios e programas sociais. Estas informações são utilizadas também pelos estados e municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida destas famílias.

No Cadastro Único devem estar cadastradas as famílias de baixa renda; as que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal total.

O programa serve como base para seleção das famílias para acesso a mais de 20 benefícios e programas sociais federais, como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Verde (de apoio à conservação ambiental), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Carteira do Idoso, aposentadoria para pessoa de baixa renda, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.