Oportunidade

Senai disponibiliza plataforma de empregabilidade gratuita

A meta é cadastrar estudantes oriundos do Senai e da comunidade em geral

Divulgação / Senai

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Estudantes do Sesi.
Estudantes do Sesi. (Foto: Divulgação / Senai)

SÃO LUÍS – A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11% em 2019, atingindo 11,6 milhões de pessoas, segundo dados divulgados no início de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa foi a terceira queda seguida do indicador, que seguiu no menor patamar desde o trimestre encerrado em março de 2016, quando foi de 10,9%. Para trimestres encerrados em dezembro, essa foi a menor taxa registrada desde 2015, quando ficou em 8,9%.

Apesar desses números registrarem um tímido crescimento das contratações que se deram em diversas áreas numa reação do comércio, considerando a sazonalidade característica do fim do ano, o número de pessoas de 18 a 24 anos na força de trabalho, desocupadas, fora da força de trabalho apresentou índice de 27,3%.

Na contramão dessa perspectiva e com o objetivo de promover um intercâmbio entre alunos, ex-alunos, comunidade e as empresas industriais que buscam profissionais no mercado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) criou uma plataforma digital onde esses jovens podem cadastrar seus currículos pela internet ou aplicativo de celular.

Trata-se do Contrate.me, uma parceria entre o SENAI e a plataforma de empregabilidade SPECK, cujo foco é garantir que as oportunidades de emprego da Indústria encontrem os alunos, ex-alunos e futuros alunos do SENAI.

Dentro da plataforma, o candidato completa seu perfil em duas etapas importantes: entrevista virtual, para conhecer as suas características socioemocionais e habilidades técnicas, seu currículo e sua jornada profissional.

A plataforma, então, verifica a compatibilidade do perfil do candidato às vagas das empresas cadastradas e faz essa conexão totalmente gratuita. Para acessar a plataforma, basta o candidato entrar no site www.mundosenai.com.br e clicar no link contrate-me.

“Desde a sua criação, o SENAI-MA atua de forma articulada com as indústrias, estudando as demandas de mercado e envolvendo os técnicos das empresas na concepção de perfis profissionais de conclusão do curso para atendimento das suas necessidades”, destacou o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda.

Na globalização dos mercados e na internacionalização dos processos produtivos terá melhor oportunidade aquele mais bem preparado, mais adaptado, dotado de flexibilidade, resiliência e capacidade de convergência para acompanhar as tendências e saber inovar, contribuindo para a superação de problemas e apresentando-se como “indispensável” num mercado tão competitivo.

SITES FALSOS – Ao longo do ano sites falsos estão divulgando supostas vagas de emprego no Serviço Social da Indústria (SESI) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em todo o Brasil. A maioria desses links induzem as pessoas a fazer um cadastro, fornecendo vários dados pessoais. Além disso, quando a inscrição é feita pelo celular, o site falso também pede o compartilhamento do link, com vagas que não existem, pelo WhatsApp.

“Fique atento. Com essa nova ferramenta queremos que as pessoas não acessem esses links falsos e nem compartilhem essas informações. Se vir algum anúncio de vaga de emprego no SESI ou no SENAI, certifique-se que as oportunidades existem nos sites e nas redes sociais oficiais das instituições no Estado e faça seu cadastro único no Contrate-me”, destacou o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda.

Qualquer processo seletivo para trabalhar no Sesi ou no Senai será divulgado apenas nas páginas oficiais, no portal do candidato. Jamais será exigido que o candidato compartilhe qualquer tipo de conteúdo em redes sociais ou aplicativos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.