São Luís

Veja o que abre e o que fecha no feriado de 15 de novembro

Enquanto as repartições públicas não funcionarão, o comércio abrirá as portas em horário especial.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Rua Grande.
Rua Grande. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O feriado da Proclamação da República no Brasil, que será comemorado nesta sexta-feira (15), alterará a rotina na capital maranhense. Enquanto as repartições públicas não funcionarão, o comércio abrirá as portas em horário especial, tanto nos shopping centers, quanto no comércio varejista.

Supermercados​ e farmácias​

Os supermercados e as farmácias, consideradas atividades essenciais, podem funcionar em horário livre nesse dia, conforme acordo firmado entre empregadores e empregados por meio da Convenção Coletiva de Trabalho.

Comércio e lojas de shoppings

Lojas de rua (8h às 18h) e lojas de shoppings (10h às 22h). Neste caso, a empresa deve pagar hora extra de 100%, sobre o valor da hora normal, e gratificação de R$ 60 ao empregado, além de recolher uma taxa de R$ 10 em favor do Sindicato dos Comerciários. (Isso é o que permite o aditivo)

Saúde

Órgãos públicos municipais, estaduais e federais não têm expediente nesta data. Os serviços de urgências e emergências das unidades de Pronto - Atendimento (UPA), do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) e Dr. Clementino Moura (Socorrão II), unidades mistas continuam atendendo a população normalmente.

Bancos

​As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público. A população pode usar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban)​.

Os consumidores também podem agendar o pagamento das contas com código de barras nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via Débito Direto Autorizado (DDA). As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês que tiverem o dia 15 como data de vencimento poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo.

Correios

Não haverá expediente nos Correios nesta sexta.

Transporte

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que a circulação de ônibus do sistema de transporte urbano da capital no feriado de sexta-feira, 15, será de 50% da frota, mesmo percentual que circula aos domingos.

Energia

Na sexta-feira (15/11) os postos de coleta do Ecocemar, e os pontos de atendimento presenciais não funcionarão em todo o Estado. O ECOCEMAR retoma suas atividades normais no sábado (16/11), das 8h às 12h, já o atendimento presencial retorna com suas atividades normais na segunda-feira (18/11).

A Equatorial Maranhão disponibiliza vários canais de atendimento para facilitar a vida dos consumidores de energia elétrica, caso precisem de ajuda. Os clientes que quiserem informar Falta de Energia, pegar uma segunda via de conta ou pedir religação, poderão fazer pelo WhatsApp, no número (98) 2055-0116 e, serão atendidos pela Clara, Assistente Virtual, desenvolvida com tecnologia de inteligência artificial.

Outra opção é o novo aplicativo para smartphones, bem mais leve e fácil de usar, que facilita a solicitação de serviços como: informar falta de energia, consultar débitos, emitir segunda via da conta e outros serviços. E por fim, um site totalmente novo, o www.equatorialenergia.com.br, que permite realizar além dos serviços já disponíveis com a Clara e no aplicativo, muitos outros. Tudo isso sem filas, em qualquer dia, em qualquer horário.

Outro canal de atendimento disponível 24 horas é a Central de Atendimento 116, que funciona todos os dias da semana, com ligação gratuita e também pode ser utilizada pelos clientes que buscarem atendimento durante o feriado.

Aeroporto

O fluxo no Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado (MA), deve ser intenso durante feriado da Proclamação da República. Entre os dias 13 e 18 de novembro, 27,7 mil passageiros devem utilizar o terminal maranhense para viajar. O número é 12,3% maior que os 24,6 mil embarques e desembarques no mesmo feriado do ano passado, que ocorreu de 14 a 19 de novembro de 2018. Também são esperadas 214 operações de pousos e decolagens, 10,3% a mais que as 194 chegadas e partidas computadas em 2018.

Para garantir a fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária durante o feriadão, uma série de ações foi adotada para atender ao aumento do fluxo de passageiros e manter o conforto e a segurança dos usuários. Equipes de segurança e operações serão reforçadas, se necessário, por meio de remanejamento das escalas de trabalho. Em caso de esclarecimentos dos passageiros, estarão de prontidão os “amarelinhos”, funcionários de colete amarelo com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”.

O aeroporto da capital maranhense está localizado em uma região estratégica, entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em 2018, mais de 1,58 milhão de passageiros transitaram pelo terminal, que tem capacidade para receber até 5,1 milhões de viajantes. Operam regularmente no aeroporto três companhias aéreas: Latam, Gol e Azul, com 24 voos diários, cujos principais destinos são Recife (PE), Imperatriz (MA), Guarulhos (SP), Belém (PA), Brasília (DF), Confins (MG), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).

Rede Infraero

Os 47 aeroportos da Infraero com voos regulares devem receber mais de 1,4 milhão de passageiros, entre embarques e desembarques, durante o feriado da Proclamação da República, entre os dias 13 e 18 de novembro. O número é 4,6% superior em relação ao fluxo registrado no mesmo feriado do ano passado, quando foram contabilizados 1,34 milhão de viajantes. A movimentação de aeronaves também deve crescer - são esperadas 11.294 operações de pousos e decolagens, 8% a mais que as 10.455 registradas no mesmo período de 2018. Os dias de maior movimento devem ser quinta (14/11) e segunda-feira (18/11). A estimativa leva em conta a oferta de assentos das empresas aéreas.

Guia do Passageiro

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia aérea, podem ser conferidas no Guia do Passageiro. O material também traz explicações sobre o funcionamento do setor aéreo e dicas, como peso e devolução de bagagem, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior. O guia pode ser lido clicando aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.