Projeto Revisão do Enem

Estudantes se preparam para 2ª etapa do Enem em aulão presencial no cinema

O Projeto Revisão do Enem é promovido pelo Grupo Mirante, em parceria com o Curso One, colégio Upaon-Açu e Faculdade Pitágoras.

Anne Cascaes/ Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Estudantes aproveitaram a manhã deste sábado (9) para uma última revisão antes da prova do Enem, que ocorre no domingo (10).
Estudantes aproveitaram a manhã deste sábado (9) para uma última revisão antes da prova do Enem, que ocorre no domingo (10). (Foto: Anne Cascaes/ Imirante.com)

SÃO LUÍS - As provas da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) serão aplicadas neste domingo (10), tendo como foco a matemática e as áreas de ciências da natureza: biologia, química e física.

Apesar dessas disciplinas possuírem uma fama “aterrorizante” para uma parcela de alunos que cursam o Ensino Médio, o segundo aulão presencial do Projeto Revisão do Enem 2019, promovido pelo Grupo Mirante, mostrou, na manhã deste sábado (9), um lado mais descontraído de encarar essas disciplinas.

“Os alunos passam o ano ralando tanto, estudando no dia a dia, e aí quando você traz eles para um evento desse, com um clima mais leve, você tem que proporcionar uma aula diferente”, conta o professor Teylson Salomão, que comandou a aula de matemática para os estudantes que marcaram presença no aulão.

Teylson apresentou aos alunos uma paródia da música “Ilariê”, da Xuxa, que serviu para fixar ainda mais o conteúdo visto por eles na revisão de hoje. De um jeito leve e marcante, a aula do professor frisou, ainda, que os alunos precisam sair de aulas como essas felizes e com a autoestima renovada.

“Hoje não é mais dia de aprender. É dia de desopilar, descompressar, é dia deles ficarem leves. Essa é a ideia básica do momento de hoje”, ressalta o professor.

O primeiro dia do aulão presencial do Projeto Revisão do Enem ocorreu no sábado (2) e preparou os alunos para as disciplinas que formam a área de humanas e a famigerada redação, que possui grande peso na média final dos participantes.


Saiba mais: Enem: aulão presencial com revisão de conteúdos, diversão e muitas dicas

Para a segunda etapa do exame, os estudantes retornaram para mais um aulão, mantendo gás e o foco na aprovação. “Eu tô mais tranquilo. Na primeira prova eu pensei que eu fosse ficar mais nervoso, mas estive tranquilo também”, compartilhou o estudante Carlos Yuriki, que fez o Enem em 2016 e 2017 como treineiro. Já em 2018 e no exame deste ano, sua dedicação cresceu e ele busca alcançar uma boa nota para ingressar no curso de Hotelaria no ensino superior.
Carlos acrescenta que também esteve presente nos aulões de Revisão do Enem em 2018 e diz que sente uma grande diferença de ter aula dentro do cinema comparado às aulas em uma sala de aula. “Há uma maior descontração, aqui a gente pega umas dicas, revisa o conteúdo e se prepara melhor nesta reta final”, conclui.
Contudo, engana-se quem pensa que apenas quem está ou saiu recentemente do ensino médio realiza o exame. Valdete Viana, de 41 anos, dá o exemplo de que sempre há tempo para conquistar sonhos. “Já é o terceiro ano que eu voltei a estudar. Eu tento tanto o Enem quanto a UEMA e tenho a expectativa de conquistar um emprego melhor e de estar mais preparada para o mercado de trabalho”, diz Valdete.

“Eu acho que por mais que você já tenha passado dos 20, dos 30 e até dos 40, nunca é tarde pra tentar. Se você acreditar em si mesmo, você vai ver que tem potencial e consegue sim”, conclui Valdete, que segue com pensamentos positivos acerca de seus resultados nas provas!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.