Uema

Oficinas medievais: o Cristianismo no passado e presente

As ministrantes farão uma análise sobre os ritos de salvação da alma no pós-morte e suas reminiscências na atualidade.
Divulgação/Uema19/09/2019 às 14h44
Oficinas medievais: o Cristianismo no passado e presenteAs Oficinas desta sexta acontecerão das 14 às 18 horas, no auditório do Curso de História da UEMA – Rua da Estrela, Nº 329, no Centro de São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - As Oficinas Medievais: Memória e Resistência desta sexta-feira (20), terão como tema a Religiosidade, assunto com raízes profundas no medievo e que influenciam a sociedade atual. As ministrantes Solange Oliveira e Bianca Trindade Messias farão uma análise sobre os ritos de salvação da alma no pós-morte e suas reminiscências na atualidade, além de propor uma atividade lúdica com um jogo sobre a salvação da alma, com base em documentação medieval.

Já o doutorando Alex Costa abordará a santidade e as indagações são: o que é ser santo? Milagres existem? E como é configurada a santidade na atualidade?

A terceira oficina do dia será ministrada pelo professor de filosofia do IFMA-Monte Castelo, Jorge Antônio Soares Leão, tratando da experiência do tempo em Santo Agostinho. Observando as palavras deste pensador, refletirá sobre o tempo e como vivenciá-lo no momento presente.

A professora Natasha Nickolly Alhadef abordará os estudos do filósofo, teólogo e educador medieval Ramon LLull e seus escritos sobre política, o cotidiano medieval, e educação.

As Oficinas desta sexta acontecerão das 14 às 18 horas, no auditório do Curso de História da UEMA – Rua da Estrela, Nº 329, no Centro de São Luís, e contarão com a presença da comunidade e de alunos do ensino médio. As inscrições podem ser feitas no local. A atividade é organizada pelo grupo de pesquisa Brathair, coordenado pela professora Adriana Zierer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.