Imunização

Postos de saúde de SL oferecem vacina que protege contra o sarampo

De acordo com a prefeitura da capital maranhense, todos os postos de saúde estão ofertando, normalmente, a vacina.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Vacina protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
Vacina protege contra sarampo, caxumba e rubéola. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS – Os casos de sarampo registrados em alguns estados brasileiros, inclusive no Maranhão, sendo um em São Luís, tem levado muitas pessoas aos postos de saúde em busca da vacina que protege contra a doença.

Em São Luís, a procura pela vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola – aumentou bastante. Entretanto, profissionais que trabalham nos postos de saúde orientam as pessoas para que vejam, antes de tudo, se já tomaram as duas doses da vacina quando criança.

De acordo com o Ministério da Saúde, a primeira dose da tríplice viral deve ser tomada aos 12 meses de idade. Aos 15 meses, deve ser aplicada uma dose da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varíola), que corresponde à segunda dose da vacina tríplice e uma dose da varicela.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, caso haja atraso na vacinação, crianças até quatro anos de idade ainda poderão receber a vacina com o componente varicela. A partir de cinco até os 29 anos de idade, deverão ser administradas duas doses com a vacina tríplice viral. Pessoas de 30 a 49 anos de idade devem receber uma dose.

Vacinação em São Luís

Na capital maranhense, de acordo com a Prefeitura de São Luís, doses da vacina estão sendo ofertadas, normalmente, em todos os postos de saúde, inclusive no posto do bairro São Raimundo, em que informações davam conta que a vacina estava em falta, no horário das 7h às 12h e das 13h às 17h. Os profissionais da saúde alertam que é importante levar a carteira de vacinação, pois, segundo eles, muitas pessoas têm se dirigido aos postos, porém, não precisam tomar a vacina, pois já estão em dia com as doses da vacina tomadas quando criança.

Entretanto, aqueles que não estão com a caderneta de vacinação em dia ou não a possuem mais, é importante irem tomar a dose reforço.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.