Evento

Academia Maranhense de Direito Notarial e Registral será inaugurada neste sábado (23)

A cerimônia de lançamento vai acontecer às 9H no auditório Madalena Serejo, localizado no Fórum Desembargador Sarney Costa.

Imirante.com / com informações da Assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Fórum Desembargador Sarney Costa será o local do laçamento.
Fórum Desembargador Sarney Costa será o local do laçamento. ( Foto: Flora Dolores / O Estado)

SÃO LUÍS - Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e o aprimoramento da atividade notarial e de registro no estado do Maranhão, vai ser inaugurada no próximo sábado (23), a Academia Maranhense de Direito Notarial e Registral.

A cerimônia de lançamento vai acontecer às 9h no auditório Madalena Serejo, localizado no Fórum Desembargador Sarney Costa, com a posse dos imortais, dentre eles os Desembargadores do Estado do Maranhão, Cleones Carvalho Cunha e Marcelo Carvalho, os Desembargadores do Estado de São Paulo, Ricardo Dip, Vicente Amadei e Luís Paulo Aliende e do Desembargador do Estado do Paraná, Fábio Dalla Vechia.

A Academia vai ser composta por 30 membros fundadores, todos com importantes serviços prestados a sociedade brasileira no âmbito cartorário e da justiça em geral. Esses membros serão empossados em uma cerimônia acompanhada por autoridades da área jurídica do Maranhão, por tabeliães, registradores e titulares de cartórios, além dos familiares e amigos dos membros.

Para Thiago Estrela, Tabelião e Oficial de Registro de Alto Alegre do Pindaré e um dos idealizadores da Academia, a criação da organização vem para fomentar ainda mais os estudos acadêmicos na área notarial e de registro no estado do Maranhão.

“Através da criação da Academia será possível fortalecer ainda mais os estudos e a criação de ambientes de debates com caráter científico cujo objeto de estudo são os Registros Públicos.”

Na cerimônia também serão escolhidos o Presidente e a Diretoria da Academia Maranhense de Direito Notarial e Registral, além da apresentação da Escola de Escreventes, projeto que visa capacitar e formar escreventes para atingirem a excelência nos serviços realizados nos cartórios. “O escrevente, por meio do tabelião, também é detentor da fé pública, e durante o trabalho ele diz o que é lícito, o que é verdade, o que está conforme a lei, o que é legítimo e constitucional. Há um grande bônus, e também o ônus, por isso é uma atividade de extrema responsabilidade”, destacou Thiago Estrela.

Na cerimônia também terá espaço para homenagens. A academia fará uma singela homenagem a registradora Cremilda do Lago Sousa, falecida em 7 de outubro de 2010, deixando um verdadeiro legado para a atividade cartorária do Maranhão. A registradora contribuiu com a atividade cartorária maranhense por 42 anos, tendo essa homenagem mais que merecida.

Serviço:

O que: Lançamento da Academia Maranhense de Direito Notarial e Registral.
Quando: Sábado (23/03), às 9h.
Onde: Auditório Madalena Serejo, localizado no Fórum Desembargador Sarney Costa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.