Pioneirismo na TV brasileira

Maracap é o primeiro programa de sorteios da TV brasileira com transmissão em Libras

A iniciativa garante inclusão social, respeito, interação e acessibilidade a milhares de telespectadores e internautas.

Publipost

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
O programa de TV do certificado de contribuição Maracap é pioneiro do gênero no país a realizar as transmissões de seus sorteios, ao vivo, em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, utilizada pela comunidade de surdos do Brasil.
O programa de TV do certificado de contribuição Maracap é pioneiro do gênero no país a realizar as transmissões de seus sorteios, ao vivo, em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, utilizada pela comunidade de surdos do Brasil. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Em1969, o Maranhão fez história na TV brasileira com a primeira transmissão das teleaulas. Em 2019, 50 anos depois, o Estado escreve mais um capítulo inédito na televisão do país. O programa de TV do certificado de contribuição Maracap é pioneiro do gênero no país a realizar as transmissões de seus sorteios, ao vivo, em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, utilizada pela comunidade de surdos do Brasil.

A iniciativa garante inclusão social, respeito, interação e acessibilidade a milhares de telespectadores e internautas. A transmissão em tempo real é feita pela intérprete e tradutora de Libras, Jane Castro. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui mais de 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Em vídeo para o ‘Alô Maracap’, a estudante Laíse Santos expressou a gratidão da comunidade surda pela inovação.

“Fiquei muito emocionada. Toda a comunidade surda também. Ficamos muito felizes. Antes, a maioria dos surdos que participavam desse sorteio limitava-se a visualizar as bolas sorteadas”, disse Laíse Santos. Ela complementou: “Agora, ficamos felizes com a presença de uma intérprete de Libras no programa. Parabéns ao Maracap por nos garantir acessibilidade. A comunidade surda agradece a iniciativa”, concluiu Laíse Santos.

“O Maracap é o primeiro programa do gênero no Brasil a adotar uma intérprete de Libras na tela”, afirmou o apresentador Jeisael Pacheco. Ao adquirir o Maracap você contribui para a Fundação Antonio Dino, instituição sem fins lucrativos, que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello, que capta recursos e investe em prevenção, diagnóstico precoce, assistência e tratamento de pacientes com câncer.

Em cinco anos, gerando renda, empregos e transformando a vida de muitos maranhenses, o Maracap já premiou mais de 5.367 contemplados, entregou cerca de R$ 53 milhões em prêmios e repassou mais de R$ 7 milhões e 53 mil reais às instituições, a exemplo do Hospital do Câncer Aldenora Bello, Cruz Vermelha Brasileira, Creche Escola Sonho de Criança, Instituto de Solidariedade e Inclusão Social (Solis) e do Projeto Social Lar de Maria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.