Evento

Seminário Maranhense de altas habilidades/superdotação acontece em SL

O evento vai acontecer nos dias 21 e 22 de agosto no Teatro Alcione Nazaré e galeria Valdelino Césio, no Centro Histórico de São Luís.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Objetivo é promover a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação, matriculados nas escolas públicas.
Objetivo é promover a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação, matriculados nas escolas públicas. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S “Joãosinho Trinta”) constitui um serviço de apoio ao sistema de ensino e compõe o conjunto de programas de políticas públicas inclusivas que atende à demanda de estudantes com características comportamentais de altas habilidades/superdotação.

Com o objetivo promover a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação, matriculados nas escolas públicas da rede estadual de ensino e possibilitar o desenvolvimento de suas potencialidades e talentos, bem como, disseminar na comunidade escolar conhecimentos específicos sobre este público-alvo da educação especial, o O NAAH/S “Joãosinho Trinta” vai realizar o II Seminário Maranhense de altas/habilidades e superdotação, nos dias 21 e 22 de agosto no Teatro Alcione Nazaré e galeria Valdelino Césio, no Centro Histórico de São Luís.

O evento vai contar com palestrantes que já atuam nessa área algum tempo como:

Prof.ª Renata Maia Pinto Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano no Contexto Escolar pela mesma Universidade.

Prof.ª Ana Silvia de Souza Oliveira GESTORA GERAL DO NAAH/S – PA.

Prof.ª Fabiana Oliveira Koga mestre em Educação na linha de Educação Especial com foco na Precocidade e Talento pela UNESP.

Corroborando com os ideais da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva- (MEC 2008) é que o NAAH/S, fundado em 26 de dezembro de 2008, que neste ano completa 10 anos de fundação, vem ao longo destes anos avançado em direção ao movimento de valorização das diferenças cognitivas, e de busca por um processo educacional inclusivo e de qualidade que atenda às necessidades educacionais específicas dos referidos estudantes.

Nessa perspectiva, atender às necessidades singulares deste segmento, significa considerar os fatores socioculturais e a história de cada um, bem como suas características pessoais. Trata- se de compreender que estes sujeitos apresentam traços de criatividade, envolvimento com a tarefa e habilidade acima da média que o diferenciam dos demais e como tal precisam ter seus direitos de aprendizagem garantidos pelo programa de enriquecimento curricular desenvolvido em salas de recursos multifuncionais e/ou em instituições parceiras.

Desde a sua Fundação em 26 de dezembro de 2006, o NAAH/S-MA “ Joãosinho Trinta” possui hoje 180 alunos matriculados, sendo atendidos em 10 grupos de Enriquecimentos que são: Musicalidade; Geo-história; Literatura e Poesia; Linguagem; Matemática / xadrez; Psicomotricidade/Futsal; Vivenciando as Artes Visuais; Dança; Artes cênicas e Biologia.

Assim, desenvolver talentos é, segundo o MEC/SECADI, ao mesmo tempo, um investimento social e uma responsabilidade coletiva. É preciso dar parcelas de contribuições para identificar esses talentos, ainda em fase escolar, proporcionando-lhes estimulação, enriquecimento e autoconhecimento. Isso implica contribuir para o desenvolvimento de potencialidades emergentes e de novas habilidades requeridas pela sociedade atual e futura. As questões pedagógicas inerentes às pessoas com características comportamentais de altas habilidades/Superdotação são de responsabilidade de todo o conjunto que compõe a estrutura educacional da esfera da unidade federativa ao qual o estudante faz parte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.