Prazo

Segunda parcela do IPTU vence nesta terça-feira (7)

Em casos de boletos atrasados, o cidadão poderá emitir novo documento pelo site ou na sede da Semfaz.

Imirante.com, com informações da Semfaz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
A Central de Atendimento do IPTU 2018 funcionará até o dia 17 de agosto.
A Central de Atendimento do IPTU 2018 funcionará até o dia 17 de agosto. ( Foto: Divulgação / Assessoria)

SÃO LUÍS - Vence nesta terça-feira (7) o prazo para o pagamento da segunda parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2018). Os contribuintes devem ficar atentos ao calendário de pagamentos do IPTU, o vencimento das parcelas está previsto para o quinto dia útil de cada mês. A prefeitura disponibilizou os dados da cobrança no portal da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), mas os carnês foram distribuídos em toda a capital. Caso prefiram, os contribuintes também podem solicitar a emissão de boletos a vencer e já vencidos na Central de Atendimento da secretaria.

A Semfaz tem priorizado a celeridade no atendimento ao contribuinte. Desta forma, o sistema para emissão de boletos pela internet, no site do órgão é verificado constantemente. Além disto, a Central de Atendimento do IPTU está disponível diariamente para todos os cidadãos que queiram solicitar alterações no registro, inclusão de CPF ou CNPJ no cadastro, emitir boletos, entre outros serviços.

Vencimentos

Os contribuintes devem ficar atentos ao calendário de pagamentos do IPTU, o vencimento das parcelas está previsto para o quinto dia útil de cada mês. O aposentado Luís Barreto perdeu o prazo para pagamento da primeira parcela e foi à Semfaz solicitar a emissão de uma nova guia para quitar as duas cotas iniciais. "Como o vencimento da segunda parcela é amanhã e eu não quis cair no erro de perder o prazo novamente, aproveitei para emitir a primeira com o valor corrigido e vou ficar de olho no vencimento das outras parcelas também", garantiu o aposentado.

A Central de Atendimento do IPTU 2018 funcionará até o dia 17 de agosto, com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas dos contribuintes sobre o IPTU. Nela, o cidadão poderá fazer quaisquer solicitações sobre o imposto, com ressalvas para o pedido de isenção do tributo, que deverá ser feito a qualquer tempo, no setor de Protocolo da Semfaz.

A Central fica no 1º andar do prédio anexo da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), localizado na Avenida Kennedy, 1455 - Bairro de Fátima, de segunda à quinta-feira, das 8h30 às 16h e às sextas-feiras, das 8h30 às 14h. Já o setor de protocolo, funciona nos mesmos horários e fica localizado no setor de atendimento do órgão.

Calendário IPTU 2018:
- JULHO 13/07
- AGOSTO 7/08
- SETEMBRO 10/09
- OUTUBRO 5/10
- NOVEMBRO 8/11
- DEZEMBRO 7/12

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.