Publipost

Destinos preparados para receber turistas com mobilidade reduzida

Na internet, encontram-se vários blogs de cadeirantes que fazem turismo, incluindo esportes radicais como rapel, tirolesa e canoagem.

Imirante / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
A mobilidade reduzida não é motivo para desânimo.
A mobilidade reduzida não é motivo para desânimo. (Foto: divulgação)

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem achar que o turismo não é para elas. Mas os destinos turísticos estão provando absolutamente o contrário, tornando-se cada vez mais adaptados a receber todo o público, sem restrições.

Na internet, encontram-se vários blogs de cadeirantes que fazem turismo, incluindo esportes radicais como rapel, tirolesa e canoagem. A mobilidade reduzida não é motivo para desânimo.

Neste texto, trazemos uma lista de cidades adaptadas às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, para uma viagem divertida, agradável e segura para todos. É só escolher a cidade, comprar as passagens aéreas e curtir.

Socorro (SP)

Socorro fica no interior de São Paulo e é conhecida como Cidade Aventura. Considerado um dos melhores destinos do Brasil para a prática de rafting, o município ainda conta com uma tirolesa com mais de 1 km de extensão, bóia-cross, canoagem, cavalgada, rapel, escalada e até asa delta. Ideal para quem curte adrenalina, mas também perfeito para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Socorro é atualmente a principal referência de turismo adaptado no Brasil. Das mais de 20 atividades de aventura que o destino oferece, pelo menos metade delas foram adaptadas para serem praticadas por cadeirantes. O esforço foi tão grande que a cidade chegou a receber o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade, dado pelo Conselho Real para Deficiência, do governo espanhol.

Não só as atrações são adaptadas, mas também a própria cidade passou por mudanças para receber todos da melhor maneira. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida sentem-se mais livres para circular pelo centro, uma vez que diversos serviços públicos e privados estão adaptados. Para deficientes visuais, o Horto Municipal é todo sinalizado com piso alerta e direcional, mapas táteis e placas em braille, além de contar com um jardim sensorial aromático.

Curitiba (PR)

Curitiba é uma referência mundial em planejamento urbano. Uma das capitais mais cosmopolitas do Brasil conta com várias opções de diversão e inúmeros pontos turísticos para visitar. A cidade é bastante organizada e acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

A rede hoteleira é, em sua maioria, adaptada para cadeirantes, com rampas, elevadores, banheiros adaptados e todo o tipo de facilidade. Por ser uma grande cidade, não é difícil encontrar um hotel com essas características, mesmo com preços mais em conta.

Nem todos os pontos turísticos estão adaptados, mas é fácil ter acesso a parques da cidade, que contam com o mínimo para a melhor mobilidade. Um dos destaques é o Jardim Botânico, que dispõe do Jardim das Sensações, um trajeto sensorial com legendas em braille, para ver, tocar e apreciar perfumes, simulando uma floresta.

Fortaleza (CE)

Não é preciso enaltecer as belezas da capital do Ceará para convencer qualquer turista a pegar o avião rumo às lindas praias da cidade. Fortaleza tem impressionado também os turistas com mobilidade reduzida, uma vez que o município tem investido em adaptar suas principais atrações para as necessidades das pessoas com deficiência.

Desde 2016, a cidade conta com o projeto Praia Acessível, que oferece esteiras e cadeiras anfíbias para proporcionar a chegada de cadeirantes ao mar. Mas não é só essa mudança que está atraindo turistas com deficiência à Fortaleza. Enfermeiros, fisioterapeutas, salva-vidas, guardas municipais e profissionais do Corpo de Bombeiros também fazem parte do projeto, garantindo conforto e segurança.

Com as adaptações, as praias de Fortaleza oferecem estrutura para vôlei e frescobol adaptado, piscinas, cadeiras e mesas próximas a banheiros acessíveis e itens de segurança de modo geral. A cidade também se adaptou. Rampas acessíveis foram construídas nos pontos mais visitados, foram criadas vagas públicas de estacionamento para deficientes e feita uma estação de exercícios físicos voltada para cadeirantes numa das academias ao ar livre de Fortaleza.

Ilhabela (SP)

No litoral paulista, Ilhabela é um conhecido destino praiano brasileiro. Formado por um arquipélago marinho, a cidade conta com diversas praias de beleza única, perfeitas para passar férias ou fins de semana.

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também podem usufruir do destino, uma vez que a cidade possui boa infraestrutura adaptada, incluindo cadeiras anfíbias nas praias do Perequê, Sino e Praia Grande. Vários outros locais ainda contam com rampas de acesso que facilitam a chegada, como a Praia do Julião.

Um dos destaques é o serviço oferecido por agências de turismo locais, que organizam passeios adaptados para pessoas com deficiências, garantindo que todos se divirtam.

Maceió (AL)

Agradável, divertida e adaptada, Maceió é uma das cidades que se preocupam com a inclusão no turismo. Com uma rede hoteleira adequada aos padrões técnicos de acessibilidade, o destino conta com a Orla da Pajuçara, uma praia referência no assunto, graças ao projeto Praia Acessível.

A proposta inclui banho de mar em cadeiras anfíbias, bocha adaptada e até stand up paddle para cadeirantes. Outra opção de aventura é o mergulho adaptado, considerado ideal para proporcionar autonomia para pessoas com mobilidade reduzida, uma vez que os equipamentos utilizados permitem maior liberdade de movimentos do que em terra firme.

Para quem curte um bom passeio, com um pouco mais de sossego, Maceió ainda dispõe de jangadas acessíveis, que levam direto à Orla da Pajuçara. São embarcações um pouco mais largas, que transportam seis pessoas e duas cadeiras de rodas.

Dicas gerais

Diversos aeroportos brasileiros têm investido em acessibilidade, seja em elevadores, banheiros adaptados, rampas, pisos táteis, placas em braile ou avisos sonoros, mas também no treinamento de pessoal, como ensino de libras para funcionários que lidam diariamente com os passageiros. Alguns aeroportos chegaram a adquirir novas pontes de embarque adaptadas para garantir o melhor atendimento a turistas com mobilidade reduzida.

Na hora de escolher um hotel, é importante conferir se sites de reservas contam com filtros como "acessibilidade", "comodidades para hóspedes com mobilidade reduzida" ou "acesso para pessoas com deficiência". Dessa forma, o turista pode procurar apenas por acomodações que garantam a melhor estadia possível. Além disso, vale a pena ser bastante detalhista na hora de obter informações sobre o hotel, perguntando se o ambiente é de fato acessível, se conta com cadeira de banho, se tem funcionários treinados para se comunicar com surdos ou se dispõe de sinalização tátil para deficientes visuais. Na dúvida, peça fotos.

Importante também é planejar os passeios que deseja fazer para ter certeza de que a viagem será tão prazerosa quanto possível. Uma vez que a mobilidade reduzida pode ser um empecilho, é preciso ficar atento sobre quais atividades turísticas são possíveis e quais representam menos risco. Dá para fazer aventura numa cadeira de rodas, mas é essencial conferir se haverá segurança suficiente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.