Oportunidade

FAB abre 22 vagas de nível médio no Maranhão

As inscrições encerram no dia 23 de março. O salário inicial é R$ 5.089,28.

Imirante.com, com informações do Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
No Maranhão, ao todo são oferecidas 22 vagas em oito diferentes especialidades.
No Maranhão, ao todo são oferecidas 22 vagas em oito diferentes especialidades. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Força Aérea Brasileira (FAB) está com inscrições abertas para profissionais de nível médio para a prestação do Serviço Militar Temporário, neste ano de 2018. No Maranhão, ao todo são oferecidas 22 vagas em oito diferentes especialidades: TAD - Administração (2), TEE - Eletricidade (1), TEM - Eletromecânica (02), TET - Eletrônica (01), TEF - Enfermagem (2), TMT - Motorista (6), TMB - Motorista-Bombeiro (2) e TCT - Controle de Tráfego Aéreo (6). Os selecionados irão servir por um período máximo de oito anos em uma das organizações militares da FAB, situadas em Alcântara e São Luís: o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK), o Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES-AK) ou o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís (DTCEA-SL).

Podem participar do processo seletivo cidadãos brasileiros de ambos os sexos, com menos de 45 (quarenta e cinco) anos de idade até 31 de dezembro de 2018, Ensino Médio completo até a data de início das inscrições, Curso Técnico concluído até a data prevista para o término do período de inscrições, conforme a especialidade pretendida e Requisitos Específicos constantes no Aviso de Convocação, exceção feita aos candidatos às vagas de Motorista e Motorista-Bombeiro, que devem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias “D” ou “E”, além do Ensino Médio completo e atender aos demais Requisitos Específicos presentes no Aviso de Convocação. Os candidatos devem ainda possuir, no máximo, na data de incorporação, o total de sete anos de serviço público e estar em situação de regularidade junto ao respectivo Conselho Profissional (quando houver), dentre outras exigências previstas no Aviso de Convocação. As inscrições ocorrerão presencialmente no período de 5 de março de 2018 a 23 de março de 2018 no Escritório de São Luís (ESL) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), situado à Avenida dos Libaneses, 29, bairro Tirirical (em frente à locadora de veículos e próximo ao Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado).

O processo seletivo é composto de inscrição, avaliação de produção oral em língua onglesa (apenas para os candidatos às vagas de Controlador de Tráfego Aéreo), concentração inicial, inspeção de saúde, concentração final e habilitação à incorporação. Os candidatos selecionados dentro do número de vagas oferecidas serão incorporados à FAB como Terceiros-Sargentos do Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon) e iniciarão a primeira fase do Estágio de Adaptação de Praças (EAP) a partir de 21 de maio de 2018. A primeira fase do estágio ocorrerá em 54 dias corridos e se destina a adaptar os incorporados à atividade militar por meio da instrução militar, estudos de legislações e treinamentos específicos concernentes ao uso de armamento militar, condicionamento físico e de emprego de tropa. Na segunda fase do EAP, os militares incorporados como Controladores de Tráfego Aéreo que concluírem com sucesso o período de adaptação à atividade militar (1ª fase), realizarão o curso de controlador de tráfego aéreo no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos, no estado de São Paulo, para adaptação à atividade funcional. Após um ano, quando do término do EAP, os novos Terceiros-Sargentos poderão permanecer na FAB por até oito anos, mediante renovações de tempo de serviço anuais e de acordo com interesse da Força Aérea e do próprio militar.

O candidato deverá dar especial atenção aos Parâmetros de Qualificação Profissional, visando à pontuação na Avaliação Curricular.

Mais informações: (98) 3311-9284/ 9844 ou pelo site (referência SEREP-Belém).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.