Solidariedade

Vítima de acidente de trânsito precisa de doação urgente de plaquetas

Quem puder fazer a doação é só procurar o Haima, localizado na rua Frei Querubim, Nº 2, no Apicum em São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – O jovem Vítor André Cantanhede Ferreira, 30 anos, está precisando de doação de plaquetas urgente. Ele está internado há seis dias na UTI do Hospital São Domingos, em São Luís, após sofrer um grave acidente de moto.

Segundo a família do jovem, ele necessita das plaquetas para poder ser submetido a uma cirurgia de urgência.

Quem puder fazer a doação é só procurar o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Haima), localizado na rua Frei Querubim, Nº 2, no Apicum em São Luís. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 17h. O telefone para contato é: 3232-3342.

Sobre a doação de plaquetas

As plaquetas fazem parte da composição do sangue e ajudam no controle de sangramentos. E parte das plaquetas pode ser doada sem causar dano à saúde do doador.

Para doar é preciso seguir os mesmos requisitos da doação de sangue, além disso, é necessário que o doador seja avaliado quanto às condições de acesso venoso e a correlação peso e altura. Outro fator importante é que o doador não pode ter feito uso de aspirina, AAS ou anti-inflamatórios não hormonais nos três dias que precedem a doação.

Saiba mais sobre o processo de doação na página do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.