Dicas de segurança

Instalações elétricas internas devem ter manutenção periódica

Somente profissionais habilitados devem executar o serviço, a fim de evitar acidentes.

Divulgação/Cemar

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
Somente 29% das residências brasileiras possuem projeto elétrico que garanta segurança.
Somente 29% das residências brasileiras possuem projeto elétrico que garanta segurança. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) e pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), somente 29% das residências brasileiras possuem projeto elétrico que garanta segurança. Desse total, 25% foi elaborado por eletricistas profissionais. O estudo ainda revela que 52% dos imóveis possuem fio terra instalado e apenas 27% das moradias possuem o dispositivo de proteção chamado DR, que interrompe eventuais fugas de corrente e reduz o risco das consequências de choques elétricos. O levantamento também aponta que, no ano passado, houve 171 ocorrências de acidentes domésticos relacionados à energia elétrica, em todo o Brasil.

Conforme explica o executivo da área de segurança da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Francisco Ferreira, as instalações elétricas internas das residências e estabelecimentos comerciais são de responsabilidade dos clientes, e devem ser mantidas em condições técnicas que obedeçam às normas vigentes no país. “Devem receber manutenção periódica e sempre deve ser utilizado material certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As instalações elétricas devem possuir aterramentos elétricos adequados e dispositivos que interrompam os circuitos em casos de falhas (tais como Dispositivo Diferencial Residual e disjuntores). As instalações devem ser projetadas, instaladas e executadas por profissionais habilitados, inclusiva as manutenções periódicas. Devem-se evitar todos os tipos de improvisos que normalmente são os causadores dos acidentes.”, orienta Francisco.

Os acidentes envolvendo a população também costumam estar relacionados às construções muito próximas à fiação. No caso das construções civis, a concessionária orienta que as edificações mantenham uma distância de, no mínimo, 1,8 metros da fiação elétrica. Em situações nas quais o imóvel possua dois pavimentos, com sacada, essa distância deverá ser de 3,0 metros. Já as placas de publicidade, onde periodicamente trabalhadores executam ações próximas à rede elétrica, a distância da fiação deverá ser também de 1,8 metros, no mínimo.

O uso de DRs

O dispositivo Diferencial Residual é um item essencial para garantir a segurança em relação à eletricidade e prevenir acidentes. O equipamento é similar ao disjuntor comum (que fica junto aos medidores de consumo) e deve ser instalado no quadro elétrico de distribuição. A diferença é que o DR é muito mais sensível à fuga de corrente. Devido a sensibilidade, quando acontece o contato acidental direto ou indireto entre uma pessoa e a instalação, o dispositivo atua rapidamente desligando o circuito imediatamente, antes que a corrente percorra o corpo e cause danos.

Veja algumas orientações sobre segurança:


- Fazer a manutenção periódica das instalações elétricas e redimensioná-las e/ou renová-las sempre que preciso (sugere-se a revisão a cada 5 anos).

- Instalar o fio terra e os DRs.


- Usar protetores de tomadas sempre que estiverem fora de uso para evitar a exposição de crianças pequenas ao risco de contato com a eletricidade.


- Quando possível, substituir as tomadas de dois pinos (antigas) por tomadas do novo padrão com três pinos.


- Desligar o disjuntor no quadro de distribuição, antes de qualquer serviço que envolva o contato com a eletricidade em casa.


- Evitar o uso de eletrodomésticos e/ou eletroeletrônicos em locais úmidos.


- Sempre desligar o chuveiro antes de trocar a chave da temperatura.


- Não fazer uso de eletrodomésticos e/ou eletroeletrônicos conectados à tomada durante tempestades e vendavais.


- Evitar o uso permanente de benjamins, extensões e Ts, preferindo a instalação de novas tomadas.


- Chamar sempre um profissional qualificado, que entenda os perigos e riscos da eletricidade, para realizar serviços no imóvel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.