Cemar recomenda

Cuidado com as ligações provisórias para o Carnaval

As ligações temporárias devem ser feitas dentro dos padrões de segurança.

Divulgação/Cemar

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26

SÃO LUÍS - Fevereiro chegou e, com ele, o período carnavalesco. Época de muitas programações nas ruas, praças e em casa. Mas, atenção! É preciso ter cuidado com o uso da energia elétrica nesses locais que utilizam ligações temporárias para que as instalações sejam feitas dentro dos padrões de segurança.

Se a sua festa precisa de ligações provisórias, saiba como proceder:

· Para fazer ligações provisórias solicite com pelo com pelo menos 72 horas de antecedência à Cemar, em uma das agências de atendimento;

· A Cemar precisa verificar se a rede elétrica do local suporta a carga a ser instalada. Por isso informe todos os equipamentos que irão ser utilizados no local (equipamentos de som, refletores e aparelhos eletrônicos, por exemplo);

· Somente profissionais da Cemar, autorizados, podem fazer as ligações provisórias;

· Evite fios sem isolamento pelo chão (gambiarra), pois podem gerar acidentes graves;

· Em caso de acidentes com curtos circuitos não se aproxime de fios ou cabos partidos. É importante isolar o local e jamais se aproximar de objetos ou pessoas em contato com os fios energizados.

· Para evitar a aproximação de veículos de som, carros alegóricos e trio elétricos na rede elétrica é necessário a verificação prévia do trajeto que será percorrido. Existe uma distância mínima exigida e deve ser mantida da fiação, por questão de segurança;

· Nunca lançar artefatos (serpentinas, confetes, fogos de artifício), metálicos ou não, na rede elétrica. Alguns objetos, se jogados contra a fiação podem romper fios e cabos, causando acidentes graves.

Fique Ligado!

Essas orientações são fundamentais para evitar acidentes e garantir um espaço em que todos possam curtir e confraternizar de forma segura. Em situações de risco, a Cemar orienta a população a ligar imediatamente na central de atendimento 116.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.